As hortas ecológicas estão em voga e, mesmo em tempo de férias, há pessoas que não trocam o verde dos campos pelo azul da praia. Também é o seu caso? Quem tem uma horta sabe, à partida, que também não a pode abandonar durante este período, sob pena de vir a perder as suas colheitas, pondo em causa o trabalho desenvolvido ao longo de vários meses. Descubra, de seguida, sete das ações mais recomendadas durante este período.

1. Reforce a dose adubo orgânico e regue bem depois

Tomates, pimentos e beringelas amadurecem forçadamente. Para que fiquem mais saborosos, aplique adubo orgânico procedente de compostagem. Misture o adubo com o solo e depois regue bem.

2. Faça sementeiras à tarde

Se as suas sementeiras ficaram com intervalos, aproveite para semear de novo espinafres, rabanetes, acelgas e alfaces, entre outras. Semeie ao final da tarde. Em viveiro, semeie repolhos, couves-de-bruxelas e couve-flor.

3. Monde as daninhas

A profusão de ervas daninhas deixam a horta empobrecida. Arranque-as e aproveite para romper as crostas que se formam na superfície do terreno.

4. Pode os ramos secos

Depois da colheita de ameixas, pêssegos e cerejas, pode a ramagem seca e os rebentos que perturbem as árvores. Se tem fungos e pulgões, aplique produtos específicos para os combater.

5. Colha os frutos da época

Para que os ramos das fruteiras possam suportar o peso da fruta, recolha cerca de dois terços desta, deixando apenas os saudáveis e os maiores.

6. Semeie as couves da próxima época

Existem algumas variedades de couves que pode semear agora para recolher entre o outono e o final do inverno. Semeie em sulcos pouco profundos, aclarando depois de brotar a 60 cm. Regue com profusão e durante o crescimento aplique adubo rico em azoto. Para que as couves não sejam atacadas pela mosca branca, coloque um círculo de filtro em redor dos talos.

7. Faça a poda em verde

Aproveite agora, que muitas fruteiras estão em repouso, para fazer a poda em verde. Trata-se de eliminar ramos secos, rebentos e raminhos que crescem de fora para dentro:

- Com a tesoura de poda afiada, corte os raminhos secos, por exemplo devido à seca.

- Faça o desbaste terapêutico dos rebentos que apresentem alguma doença, como o ataque forte do pulgão.

- Se alguma fruta ficou coberta de bolor, retire-a cortando o raminho afectado. Assim, limitará os tratamentos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.