E se lhe dissermos que um simples copo de plástico o pode fazer poupar água e dinheiro? José Carlos Rodrigues, jardineiro amador e leitor da revista Jardins, já se rendeu. « Um dos equipamentos mais úteis do meu jardim é o pluviómetro. Trata-se de um simples copo de plástico graduado, que mede a quantidade da chuva que cai no lugar em que se encontra», começa por explicar.

«Em tempo chuvoso, vou visitá-lo todas as manhãs e ler a escala. Se a quantidade de água no copo chegou, por exemplo, ao traço número 10, que eu marquei com toda a precisão, é porque nessa noite choveu 10 milímetros de água, o mesmo é dizer 10 litros por metro quadrado. Neste caso, desligo a central de rega automática e anoto a pluviosidade desse dia na tabela que tenho em arquivo», refere.

«Para mim, este sistema tem duas grandes vantagens. Permite-me uma substancial poupança, na medida em que cada ciclo do meu sistema de rega automática gasta 500 litros de água. E possibilita-me um enorme brilharete perante os amigos que me visitam, quando lhes apresento a minha sofisticada estação meteorológica, como lhe chamo», refere ainda.

Para elaborar um pluviómetro caseiro, apenas tem de adquirir um copo e fazer as marcações dos traços que ajudam a perceber a quantidade de chuva que caiu. «Posso, com toda a segurança, assegurar que, por exemplo, no passado mês de maio, choveu mais 49,5 milímetros do que em igual período do ano anterior», referiu, na altura, em declarações à Jardins.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.