Existe uma grande diversidade de variedades botânicas que têm a capacidade de atrair animais para o seu jardim, principalmente pássaros e borboletas. Cada espécie de aves e insetos tem a sua predileção pelo tipo de plantas que podem usar para se protegerem, alimentarem e até polinizarem. Há muitas plantas e flores que produzem frutos e/ou bagas que servem de alimento a muitas espécies de pássaros, como é o caso da amora, da groselha e da framboesa.
As borboletas, que muitos gostam de admirar, são atraídas por cores vivas e variadas. No que respeita aos pássaros e aos insetos da ordem Lepidoptera, que podem ser de várias famílias, consulte primeiro junto de uma entidade ambiental local quais são as espécies autóctones que deve privilegiar antes de selecionar as plantas que irá comprar para o seu jardim. Descubra, de seguida, o que cada tipo de animal pode fazer pelas plantas que cultiva nos seus canteiros.
1. Pássaros
São predadores de várias espécies de insetos que, se não forem controlados, podem tornar-se em pragas, afetando o desenvolvimento do seu jardim. Para além de o embelezarem, são também uma distração para quem gosta de os observar e os alimentar.
2. Minhocas
Asseguram a decomposição da matéria orgânica em húmus, enriquecendo o solo e proporcionando alimento para as plantas. Não devem, por isso, ser afastadas dos terrenos de cultivo.
3. Joaninhas
Estes populares e coloridos insetos combatem e eliminam os afídeos, que são prejudiciais para plantas como as roseiras. Também é recomendado mantê-las por perto.
4. Abelhas
Muitos temem-nas mas a sua ação não não poderia ser mais positiva, como têm alertado inúmeros apicultores e cientistas em todo o mundo. São excelentes polinizadores para o seu jardim, horta ou pomar. O seu papel no ecossistema é vital para a manutenção das espécies.
5. Sapos
Alimentam-se dos insetos e suas larvas, ajudando no controle de certas pragas. Proporcione-lhes um habitat adequado, com lagos e charcos, para poder tê-los por perto, ainda que não goste deles nem do seu coaxar.
6. Lagartos
Estes répteis são predadores de insetos. Gostam, por norma, de locais abrigados por debaixo de pedras para se protegerem e poderem criar o seu ninho. Para os atrair, mantenha várias zonas com pedras no seu jardim.
7. Borboletas
Enchem o seu jardim de cor e de beleza, conferindo-lhe até uma certa magia. Para as atrair, evite a utilização de produtos fitossanitários, crie zonas com água e aposte em variedades botânicas, como é o caso da borragem, do dente-de-leão, do trevo e da papoila.
8. Aranhas
Muitos têm-lhe uma verdadeira fobia mas, apesar do ar por vezes ameaçador, a verdade é que controlam a população de insetos. O excesso de aranhas pode, todavia, ser prejudicial porque estes aracnídeos são predadores de animais benéficos para o jardim, como é o caso das joaninhas.
Comentários