Às vezes a organização da nossa casa fica para último na lista de prioridades de uma vida preenchida e cheia de atividades muito mais tentadoras. Mas verdade é que vai chegar o dia em que já não vai caber mais nada no nosso armário, em que a cadeira com a roupa acumulada se vai transformar num monstro e o dia em que não vamos encontramos aquele top preferido porque está perdido no meio da bagunça. Quando estiver a pôr em ordem o armário ou a sua casa, evite cometer estes três erros de organização mais comuns.
1. Comprar caixas e cestos organizadores
Este é o erro mais comum de todos. Antes de começarmos a organizar o nosso espaço, achamos que o principal problema é achar que caixas organizadoras e cestos vão salvar a nossa vida. Não é assim que funciona. A principal origem da desorganização é não termos consciência daquilo que temos, nem fazermos uma seleção regular dos objetos que nos rodeiam. A minha sugestão é a utilização do método konmari para que possamos ficar apenas com aquilo que nos faz feliz e cada item ter a sua "casa". Desta forma, será muito difícil, ou quase impossível, a desorganização voltar a tomar conta do nosso lar. Haverá sempre uma pequena desorganização do dia a dia, mas algo que conseguimos resolver em cinco minutos.
2. Achar que consegue organizar a casa numa tarde
Percebo perfeitamente que nem todos temos uma semana ou um mês para nos dedicarmos à organização da nossa casa, mas a verdade é que temos que enfrentar esta tarefa como um compromisso pessoal e como um momento de mudança na nossa vida. Para isso acontecer é preciso torná-lo em algo prioritário e dedicarmos o tempo necessário para que esta tarefa seja cumprida com sucesso. Se deixarmos a organização a meio ou só organizarmos meia hora por dia, o mais provável é que a desorganização volte a tomar conta da sua casa. Umas caixas ali, outras na despensa, outras debaixo da cama e quando nos apercebemos está tudo ainda mais caótico do que estava. Precisamos obrigatoriamente de definir e cumprir uma data de inicio e fim para que a organização seja bem-sucedida.
3. Guardar objectos nos locais errados
Por vezes no nosso dia a dia, ou mesmo durante o processo de organização sem o apoio de uma consultora especializada nesta área, temos tendência a encaixar os itens onde apareça um espaço. É normal isto acontecer por ser mais rápido, mais fácil e porque não trçámos um plano e pensámos no lugar adequado a cada item que tem casa. Por exemplo, pense se guarda o stock do papel higiénico num local muito distante da casa de banho, se guarda as malas e carteiras na prateleira de cima do armário e depois utiliza sempre a mesma porque não consegue lá chegar sem a ajuda de um banco (talvez possa colocar um banco que goste junto ao armário). Pense e planeie este tipo de mudanças para lhe facilitar a vida e perder menos tempo com decisões tão pequenas.
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