São considerados a alma de uma planta e são os principais componentes bioquímicos de ação terapêutica das plantas aromáticas e medicinais. A título ilustrativo, uma gota de Óleo Essencial em geral corresponde a 20 ou 30 xícaras de chá daquela erva/planta aromática.

Presentes em várias partes das plantas (folhas, flores, madeiras, ramos, galhos, frutos, rizomas), são compostos formados por várias de substâncias químicas - como álcoois, aldeídos, ésteres, fenóis, hidrocarbonetos, etc -havendo sempre a prevalência de uma ou duas delas, que assim irão caracterizar os aromas. São obtidos pelos processos de destilação a vapor, extracção por solvente ou por pressão.

Nem todos os Óleos Essenciais possuem aroma agradável ao olfacto, apesar das suas propriedades terapêuticas. Portanto, costuma-se utilizar a técnica da Sinergia - que consiste em misturar até no máximo 4 Óleos Essenciais - para obter-se um aroma diferenciado e pessoal, mantendo ou até potencializando a acção terapêutica desejada.

A utilização de Óleos Essenciais não deve ultrapassar 2% do total. Ou seja, para cada 100 ml de veículo (álcool, óleo vegetal, bases neutras, água) devemos aplicar apenas 2 ml de Óleo Essencial (em torno de 40 a 50 gotas, dependendo da viscosidade do Óleo Essencial).

Os Óleos Essenciais são procedentes dos mais variados cantos do mundo e seu preço é sempre elevado e individual quando comparado à grande maioria das essências comercializadas no mercado – que, ao contrário dos Óleos Essenciais, são produzidas sinteticamente em laboratório – possuindo em geral um cheiro agradável, mas destituídas de qualquer propriedade terapêutica.

Veja também: Características e propriedades de alguns Óleos Essenciais

Alecrim (Rosmarinus officinalis)

Principais componentes químicos: Cineol, Cânfora, Borneol, Pineno.
Aroma: canforoso, lenhoso, inflamado.
Propriedades: anti-séptico, antiespasmódico, estimulante, circulatório, diurético, descongestionante, expectorante.
Aplicações: drenagem linfática, fadiga do coração, pressão baixa, dores musculares, reumatismo, resfriado, tónico geral, perda de memória; aumenta a concentração e a actividade mental; clareia os pensamentos.
Qualidade: Yang;
Elemento: Ar;
Planeta Regente: Sol.
Nota Aromática: Média.
Restrições: Não deve ser usado durante a gravidez, por hipertensos por epilépticos.

Canela da China (Cinnamomum cassia)

Principais componentes químicos:Aldeído Cinâmico.
Aroma:doce e picante.
Propriedades: estimulante, antibiótico, antivírus, anti-putrescente, analgésico, afrodisíaco.
Aplicações: gripes, resfriados, artrite, dores em geral, anemia, impotência.
Qualidade: Yang.
Elemento: Fogo.
Planeta Regente: Sol.
Nota Aromática: Básica.
Restrições: evitar durante a gravidez.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.