Governados por Saturno
Elemento: terra
A primeira coisa a levar em consideração sobre este signo é que os nativos de Capricórnio detestam as ilusões, ou melhor, recusam qualquer tipo de ilusão. Para eles ser lúcido é ser concreto e a lucidez é um dos valores que mais apreciam.
São donos de uma inteligência analítica.
Extremamente apegados ao passado, têm tendência a serem tradicionais – quadrados mesmo!!!
O seu maior problema é que tenha o que tiver, faça o que fizer ,falta-lhe sempre alguma coisa. Alguns dizem que são eternamente insatisfeitos, ou que são eternamente frustrados. Lembro-me sempre daquela música do António Variações: “estou bem aonde não estou... só quero ir aonde não vou... “ Pois os capricornianos são mesmo assim: donos de uma insatisfação constante!
Aparentemente são calmos., mas isto é porque sabem se controlar como ninguém. Aliás, controlam-se sobretudo para não ficarem mal perante os outros. Adoram ser politicamente correctos e ás vezes prejudicam-se a si próprios por isto.
Veja na próxima página a continuação do artigo.
No entanto, há que levar em conta que o nativo de Capricórnio nunca esquece uma ofensa. Que pode num primeiro momento não dar origem a nenhuma reacção, mas se acumuladas, um dia darão origem a um verdadeiro maremoto, que surpreenderá a todos.
De qualquer forma, devem aprender que não é preciso ser sempre assim tão correctos e que dar 2 gritos, chutar o pau da barraca pode ser melhor para eles, mesmo que perante os outros não seja assim tão bonito. Talvez fiquem mais leves e menos reprimidos.
Bem, leveza é uma coisa que não passa muito perto do nativo de Capricórnio. Com eles tudo tende a ser rígido, pesado e com muita disciplina. Não têm muito jogo de cintura. São os reis da auto-disciplina.
Normalmente são muito ambiciosos e materialistas. Mas para eles o materialismo é sinónimo de segurança. E segurança é a base de tudo, uma questão de sobrevivência pessoal.
São muito trabalhadores e correm atrás da sua realização material. Não são de esperar sentados que os bens materiais venham ao seu encontro. São batalhadores e empreendedores.
Têm uma elevada noção de responsabilidade e mesmo quando estas não são deles tendem a assumi-las. Ser responsável para eles é vital.
Adoram sentir-se necessários ou melhor indispensáveis.
São muito pacientes quer na execução de tarefas como para atingir as metas que se dispõem a alcançar. Aliás esta é uma das suas características mais marcantes: a persistência. Daí que por mais alto que sejam os seus objectivos eles os perseguirão. E como são muito orgulhosos não pedem ajuda, mesmo que o fardo lhes seja muito pesado.
E se não gostam de pedir ajuda, também detestam dividir os seus medos. Querem enfrentar tudo sozinhos. Só que meus amiguinhos de Capricórnio, vocês não precisam carregar o peso do mundo nas suas costas!!! Levem só os vossos... e já serão mais que suficientes!!
! É engraçado observar um capricórniano no meio social (ele até gosta de conviver). . Será de certeza aquele menos exuberante, que menos se destacará, mas, será aquele que de certeza, melhor observou e captou todos os que estão à volta. Por vezes eu adoraria conseguir ler os seus pensamentos...
Veja na próxima página a continuação do artigo.
No amor são muito desconfiados. Têm medo de sofrer, de serem enganados , de serem abandonados... enfim todos os medos possíveis. São muito fiéis e têm uma certa dificuldade em exteriorizar os seus sentimentos.
Por isso, quando a questão é de amor, eles vão com muito cuidadinho,como se estivessem a pisar em ovos. Relutam em comprometer-se porque para eles qualquer escolha é definitiva. Detestam mudar, e de parceiro então é uma loucura! Pior que isso só conseguir fazê-los mudar de ideia.
São pessoas que cultivam hábitos, gostam de rotinas e precisam disso para se sentirem seguros. Solidez é a palavra mágica.
No entanto, principalmente as mulheres têm uma enorme sede de ternura e afeição. Para combater o medo do abandono por vezes ligam-se a pessoas que dependem delas para que seja mais difícil serem abandonadas..
Normalmente nos capricornianos a maturidade emocional chega muito mais tarde do que a fisica e a intelectual. Assim quanto mais tardias forem as ligações mais possibilidade terão de dar certo.
É muito comum vermos capricornianos a viverem sós porque lhes é dificil aguentar uma presença constante na sua vida, no seu espaço.
Muitas vezes estragam as relações porque acham que será mais fácil de digerir a perda. Só que este mecanismo é feito a nível do inconsciente e acabam por sofrer na mesma.
Por fim só posso deixar uma mensagem a quem lida com capricornianos: - não adianta entrar numa batalha com eles. Eles vencem sempre! E depois são daqueles que dão um boi para não entrar numa briga, mas depois de lá estar dão uma boiada para não sair!
Heloisa Miranda
sapozen@sapo.pt
Heloisa Miranda é Produtora e apresentadora de televisão. Produtora de Eventos. Formada em Direito pela Universidade. do Estado do Rio de Janeiro É responsável pelas entrevistas “Conversas com Heloisa Miranda” no Canal Sapo Zen e pelo Blog Sapo Zen
Comentários