Já lhe aconteceu andar agitado, enervado, assustado? Costuma sentir-se sobrecarregado? À noite, quando se deita, tem tantas ideias a fervilhar na sua mente que se torna difícil adormecer? Qualquer um destes sintomas indica que está a precisar de se centrar em si próprio e de conectar com o seu poder pessoal, para voltar a ter equilíbrio, independentemente daquilo que tiver de enfrentar.

Habitue-se a praticar diariamente um exercício que o faça alinhar a sua energia, mantendo-se centrado e consciente. Dessa forma terá maior domínio sobre a sua vida.

Mesmo que tenha um dia-a-dia muito ocupado, bastam cinco minutos diários para criar uma base de apoio sólida, que irá ajudá-lo de forma consistente. Assim como acontece com os exercícios físicos, é mais proveitoso praticar todos os dias, mesmo que por menos tempo, do que fazer este exercício por mais tempo, mas só de vez em quando. Preparado? Então inspire.

1 - Se tem apenas alguns instantes

Pare aquilo que está a fazer. Levante-se, ou sente-se de costas direitas. Feche os olhos e inspire pelo nariz enquanto conta mentalmente até quatro. Sustenha a respiração enquanto conta até sete. Expire pela boca enquanto conta mentalmente até oito. Repita tantas vezes quantas puder e quantas precisar.

Dica: Se tiver à mão um cristal, de preferência negro, como a Turmalina Negra, a Hematite ou o Ónix, segure-o firmemente com a mão direita. As pedras negras ajudam a estabilizar a nossa energia, favorecendo a sensação de enraizamento e solidez.

2 - Se tiver dois minutos

Se estiver em casa ou num local onde possa fazer uma defumação rápida, acenda um pau de incenso, de pau santo, ou até mesmo uma vela branca e, com cuidado, gire sobre si próprio deixando que o fumo crie à sua volta uma atmosfera purificadora. A vela não é tão eficaz como o incenso ou o pau santo, mas a luz e o calor ajudam a dissipar a negatividade, pelo que pode ser uma dica mais fácil de usar num lugar onde não pode deixar o vestígio de cheiro, como o local de trabalho, por exemplo. Depois de limpar a sua energia, espalhe o fumo pelos quatro cantos da divisão onde se encontra, percorrendo-a no sentido dos ponteiros do relógio.

Dica: Se puder ter na sua mesa de trabalho, caso trabalhe num escritório, um candeeiro de pedra de sal, acenda-o e coloque as duas mãos sobre ele. Os candeeiros de pedra de sal possuem uma forte energia purificadora.

3 - Se tiver cinco minutos

Pegue numa folha de papel e escreva, de forma detalhada, três coisas em relação às quais se sente grato, que estejam a acontecer na sua vida no presente, ou que tenham acontecido há pouco tempo. Pode expressar a sua gratidão, por exemplo, por um dia que correu bem, pelas pessoas que o rodeiam, por estar vivo, por ter saúde... Este ritual de gratidão diário pode ser feito todos os dias antes de se ir deitar ou logo que acorda. Ele ajudá-lo-á a manter-se focado no presente e nos aspetos positivos da sua vida, o que ajuda a atrair a manifestação de mais bênçãos para a sua vida.

4 - Se tiver 15 minutos

A comida e a bebida, quando escolhidas de forma consciente, ajudam a centrar-se no presente e a recuperar a energia. Se tiver tempo para fazer um lanche ligeiro, coma uma peça de fruta ou um vegetal, como a cenoura, ou prepare um chá de ervas como a cidreira ou a erva-príncipe, ou de gengibre (cuidado porque tem um efeito estimulante, não o tome antes de ir dormir). Escolha alimentos naturais, não processados, e sinta enquanto os ingere a energia da Mãe Natureza a fornecer vida às suas células.

5 - Se tiver entre 20 a 30 minutos

Se dispõe de perto de meia hora, vá até um parque, jardim, campo, rio ou praia, se vive junto ao mar. Caminhe descalço sobre a relva ou na areia, abrace uma árvore, sinta a energia da terra ou da água nas suas mãos. Caso viva numa cidade e não tenha um espaço verde por perto, arranje um vaso com uma plantinha de pequenas dimensões, de interior, de que possa cuidar. Jardinar é um excelente passatempo para aumentar a sua serenidade e para lhe conferir estabilidade.

Experimente um ou vários destes exercícios e integre-os no seu dia-a-dia. Com a prática, verá como a sua consciência de si próprio aumenta e, por conseguinte, como a sua energia se torna muito mais imperturbável.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.