O Hinduísmo é a mais antiga religião do mundo ainda viva. É uma rica coleção de centenas de tradições espirituais e filosóficas seguidas na Ásia há mais de 5000 anos. A maior parte das tradições dentro do Hinduísmo partilham certos princípios singulares e fundamentais apesar da ausência de um começo identificável na história, um único fundador, uma instituição central religiosa ou escritura oficial. Dois desses princípios são a tolerância e o pluralismo. Enquanto que a tolerância e o pluralismo são valorizados por muitas religiões, estes conceitos são a própria essência do Hinduísmo e são expressos na diversidade da prática Hindu e séculos de coexistência pacífica de várias fés.

Ao aceitar a divinidade em todos os seres, o Hinduísmo vê o universo como uma família ou, em Sânscrito, vasudhaiva kutumbakam. Todos os seres, desde o mais pequeno organismo até ao homem, são considerados manifestações de Deus. A humanidade carrega consigo uma responsabilidade especial, já que, acredita-se ser mais espiritualmente evoluída com a capacidade de não apenas tolerar, mas honrar a igualidade e unidade subjacente de todos os seres. Uma invocação Hindu popularmente recitada demonstra esta preocupação para com a afinidade universal:

Aum sarve bhavantu sukhinah. Sarve santu niramayah.
Sarve bhadhrani pashyantu. Maa kaschid dukh bhaagbhave.

Que todos os seres sejam felizes. Que todos os seres sejam saudáveis.
Que todos os seres experienciem prosperidade. Que ninguém no mundo sofra.

Veja a continuação do artigo na página seguinte

O conceito de pluralismo no Hinduísmo é, em essência, a tolerância levada mais adiante. Para todos os membros desta família universal, o Hinduísmo promove não apenas tolerância e respeito para com as diferenças em relação a crenças e religião, mas também aceitação desses caminhos como legítimos. Este pluralismo verdadeiro, não adulterado, é sumarizado no antigo hino Sânscrito:
Ekam sat vipraha bahudha vadanti

A verdade é uma, os sábios chamam-na por muitos nomes.

Assim, o Hinduísmo declara que não é apenas prejudicial, mas instrinsecamente equivocado alguém insistir que o seu caminho para Deus é o único caminho verdadeiro e significativo. Baseado nesta firma crença pluralista, o Hinduísmo nunca sancionou o proselitismo. Além disso, ao longo da sua vasta história, os Hindus nunca invadiram outra terra em nome da religião. É também claro que, durante séculos na Ásia sudeste, foi esta atitude Hindu de absoluto pluralismo que providenciou o ambiente ideal para a coexistência pacífica e prosperidade de, pelo menos, 8 grandes religiões, incluindo Hinduísmo, Budísmo, Judaísmo, Cristianismo, Islamismo, Síquísmo, Jaínismo e Zoroatrismo, entre outros.

Hinduísmo como Inspiração para Inovação e Descoberta: Contribuições Hindus da Antiguidade

Contrariamente à perceção popular de que o Hinduísmo é uma religião mística exclusivamente interessada com conceitos transcendentais de prática espiritual, o Hinduísmo tem sido uma fonte para vastas contribuições à civilização global ao longo de mais de cinco milénios. Como uma prática religiosa que aspira entender os mistérios eternos da existência, o Hinduísmo nunca foi um dogma regressivo ou fechado satisfeito com as interpretações historicêntricas de um livro sagrado. De facto, os Hindus exploraram os mistérios da ciência, matemática e astronomia para se deleitarem na glória da Criação. Notáveis avanços na metalurgia, medicina, gramática, música e dança, entre outras disciplinas, vieram de primordiais praticantes de Hinduísmo e as suas escrituras estão repletas de observações práticas e esotéricas. Algumas contribuições perenes do Hinduísmo:

Veja a continuação do artigo na página seguinte

Educação - A primeira universidade em Takshashila em 700 A.C..

Matemática - O conceito de zero (200 D.C.). O moderno sistema numérico e decimal (300 A.C.). O valor de pi (?) (497 A.C.). Área de um triângulo (476 D.C.).

Equação quadrática (991 D.C.).

Astronomia - Conceito de planetas no sistema solar que giram à volta do Sol (500 D.C.). A Terra como sendo redonda, girando em torno de um eixo e a gravidade como uma força de atração pela Terra (500 D.C.). Conceito de Tempo com 365 dias num ano.

Metalurgia - Aço, ferro e ouro descobertos em escavações arqueológicas datados de 3000 A.C..

Medicina - Ayur Veda, um sistema de medicina alopática e holística e agora redescoberto, originou em 1000 A.C.. Um texto detalhado chamado Charaka Samhita inclui anatomia, fisiologia e vários tratamentos que usam várias plantas, frutos e ervas.

Cirurgia - Shushruta Samhita (600 A.C.) é considerado o primeiro texto detalhado com descrições embrionárias de procedimentos e instrumentos cirúrgicos que, com modificações, são conceptualmente usados hoje em dia.

Literatura - O Sânscrito desenvolveu-se como a mais antiga linguagem sistemática no mundo. O Ramayan (anterior a 3000 A.C.) e os 100,000 versos do Mahabharata (300 A.C.) são épicos veneráveis que continuam a inspirar Hindus hoje.

Artes - A altamente sofisticada música clássica indiana encontra as suas origens no Sama Veda, um dos quatro Vedas originais. As quatro formas de dança clássicas da Índia encontram as suas origens e inspirações na tradição religiosa Hindu.
Yoga e Meditação - Estas são, talvez, as mais reconhecidas contribuições espirituais do Hinduísmo para a humanidade. Hatha Yoga, o sistema de exercícios de purificação largamente praticado, é apenas uma das disciplinas do Yoga que encorajam o desenvolvimento espiritual, físico e intelectual. Meditação, um processo que acalma e foca a psique, é parte integral da prática yoguica e reconhecida com o Yoga pelos seus efeitos salutares ao bem estar pessoal.

Veja a continuação do artigo na página seguinte

Enquanto invasões contínuas assolam o subcontinente indiano – desde Alexandre o Grande e as atrozes barbáries das conquistas Islámicas ao mais recente fracassado colonialismo britânico – o último milénio viu o nadir da inovação Hindu. Porém, o século XX e XXI marcam um ressurgimento à medida que os Hindus na diáspora, especialmente nos Estados Unidos, fortalecem as suas terras adotivas com contribuições na tecnologia, medicina, engenharia, moda e artes entre muitas outras disciplinas.

Hindu American Foundation

 

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.