A primeira frase que Sua Santidade o Dalai Lama disse, na primeira conferência que deu quando veio a Portugal, foi “A realidade é só uma, o que muda são as várias maneiras dos homens olharem para essa mesma realidade”. Então qual é o filtro que cada pessoa tem para olhar para a realidade? Se a realidade é só uma e se todos conseguimos olhar para ela de forma diferente... o que é um filtro?

Um filtro é uma memória kármica, é uma memória de outra vida. Duas pessoas diferentes podem encarar uma mesma situação de maneira diferente, interpretarem-se uma à outra de maneiras completamente diferentes, mediante os filtros que elas têm.

Um filtro é um desvio da percepção. Uma pessoa com filtro de violência, isto é, com memórias de violência, vai sempre desconfiar das pessoas e situações, por mais inocentes que sejam. Uma pessoa com filtro de rejeição, vai sempre se sentir rejeitada, por mais que seja acarinhada.

Há pessoas que, depois de adultas, continuam a olhar para os pais com o mesmo filtro que olhavam quando eram crianças, quando tinham problemas de carência afectiva, rejeição, etc. E há pais que continuam a olhar os seus filhos (entretanto já crescidos) como se fossem crianças. Quando somos crianças, o filtro é inconsciente, mas hoje podemos desmontar o filtro. O mesmo se aplica às vossas crianças. Quando vocês olham para o vosso filho e querem que ele seja advogado, por exemplo, estão presas no vosso filtro que só vê um advogado à vossa frente, mas a criança pode ser um óptimo ginasta.

Há pessoas que mudam completamente, mas continuam a ser vistas pelos outros como eram antes. Porquê? Porque o filtro delas não mudou. Olham para o mundo sempre da mesma maneira, independentemente do mundo estar igual ou diferente.

Como é que podemos fazer para olhar para a pessoa e ver a pessoa como ela é. É um grande desafio, e é válido para pais, filhos, mães, irmãos, colegas de trabalho. Será que a vossa mãe é quem vocês pensam? E o vosso pai? E os vossos filhos? Ou esses filtros ainda estão todos ligados?

Alexandra Solnado é autora de:
CD LUZ – Pergunte. O Eu Superior Responde (Com CD de Exercícios de Meditação) NOVO
MAIS LUZ - Pergunte. O Céu Responde
LUZ - Pergunte. O Céu Responde
A Alma Iluminada
O Eu Superior e Outras Lições de Vida (Com CD de Exercícios de Meditação)
A Minha Limpeza Espiritual (com CD de Exercícios de Meditação)
A Era da Liberdade
A Lógica do Céu e a Lógica da Terra
A Entrega

Para saber mais visite o site www.alexandrasolnado.com