A oposição entre Júpiter e Úrano mantém-se durante este mês de Fevereiro , tornando-se exacta no fim do mês devido ao movimento retrógrado de Júpiter. Este aspecto foi largamente desenvolvido na análise em Janeiro Astrológico, pelo que recomendo a sua leitura. O movimento retrógrado de Júpiter por Balança que se inicia no dia 6 de Fevereiro pretende que reavaliemos o caminho estamos a tomar em direcção à Paz e Harmonia connosco e como isso encontra correspondência nas nossas Relações com a vida. Socialmente fazemos uma retrospectiva sobre a forma como temos integrado e vivido estes desafios ét(n)icos, filosóficos, reavaliam-se acordos internacionais, e as Leis que estão na base da estrutura social, os princípios de justiça, respeito mutuo, diplomacia interna e além-fronteiras, se estamos verdadeiramente e honestamente a tentar entender os dois lados da Balança, e se conseguimos encontrar um denominador comum por entre as divergências legais, de princípios e interesses.
Júpiter apoia-se em sextil com Saturno em Sagitário (sem ser em aspecto exacto) de 1 a 15 de Fevereiro. Isto representa a possibilidade de estruturarmos novas oportunidades de crescimento e de definir novos caminhos através da compreensão dos principios de partilha, compromisso, cooperação e através da honestidade quando ponderamos acerca da qualidade de todos os aspectos da nossa vida quando os clocamos em cada prato da Balança. Quais são os aspectos que estão em desarmonia e como isso tem reflexo no (des)equilibrio que se manifesta na minha relação com a vida. Esta relação entre Júpiter e Saturno começou em Novembro de 2016, tema que foi largamente explorado em Novembro Astrológico (2016).

Marte já se encontra em Carneiro desde o dia 28 de Janeiro e aí permanece até ao dia 28 deste mês. Encontra-se no signo da sua regência e por essa razão a sua expressão torna-se forte e intensa. A necessidade de agir e tomar iniciativas novas favorece a coragem para abrir novos caminhos e gerar a energia necessária para sair da indecisão. No ciclo anterior, de Janeiro, falámos de inspiração, de sacrifício e de como precisávamos de reflectir acerca da qualidade dos nossos desejos e motivações. Com Marte em Carneiro, e a Vénus a ingressar neste signo a partir do dia 3, queremos fazer nascer e permitir a manifestação do produto dessas reflexões. Energia que traz vida, que procura oportunidade, que nos impulsiona , que encoraja a nossa vontade, que anima a inspiração à qual nos entregámos durante a sua passagem pelo signo de Peixes. Podemos ser abençoados pela força do guerreiro que, focado na inspiração, marca os objectivos a alcançar e avança com força e coragem, com a certeza de que a sua energia será aplicada na conquista de um bem maior. Todo o guerreiro precisa de uma causa pela qual lutar. Marte é uma força que precisa de orientação mental, para ser canalizada para algo de positivo e que contribua para a construção da paz e da harmonia, a sua integração com o signo da Balança (oposto e complementar). A sua inspiração pode ser baseada no instinto ou na mente iluminada (Mercúrio rege esotericamente o Carneiro). É ele que permite o inicio da diferenciação que tem por objectivo trazer Ordem ao Caos (representado pelo signo de Peixes, onde todas as formas e estruturas se dissolvem, onde não existe diferenciação). Marte representa o ponto a partir do qual tudo tem o seu inicio.
A sua condição astrológica durante este mês de Fevereiro exige, por parte de todos nós, um esforço acrescido para trazer consciência ao tipo de energia e objectivos que damos a Marte em Carneiro. Aquele que tem perfeita noção (ou pelo menos sabe que é fundamental estar atento e vigilante) das dinâmicas da sua dimensão inferior tem a possibilidade de fazer deste posicionamento uma oportunidade fabulosa ou, no caso de vivermos reféns das circunstâncias mundanas, um completo desastre. Decidimos escolher alimentar o guerreiro ou a fera. A negatividade atribuída a Marte, principalmente em Carneiro, tem por base aquilo que o inspira a formular os seus objectivos, inspiração esta que trazemos (simbolicamente) do signo anterior, Peixes. Marte vai encontrar-se com Plutão em Capricórnio em quadratura de 19 a 25, conjunção a Úrano de 23 a 28 e oposição a Júpiter em Balança de 25 a 28 de Fevereiro.

Agora vamos olhar para o estado do mundo actual e da sua energia colectiva. Qual será a energia que inspira Marte em Carneiro? Quais as intenções, o que irá emergir e manifestar-se? Os acontecimentos e energias manifestadas que temos tido oportunidade de acompanhar pelos diferentes meios de comunicação social trazem alguma preocupação e apreensão com relação às possibilidades. Do ponto de vista da personalidade este pode ser um período muito agitado, com tomadas de decisão radicais que estimulam o conflicto, de decisões e atitudes inconsequentes baseadas na defesa de território em que os fins justificam os meios, inspirados em séculos de equivoco como "olho por olho" e "dente por dente", a chamada "Lei do mais forte". É importante educar a "fera" que se sente encurralada. Poderemos ter a vontade de agir radicalmente sem olhar para trás, como se o tempo não nos pudesse parar, mas ainda a ter no entanto, que lutar com aspectos mais negativos da nossa vida, da nossa natureza, e a sentir-mo-nos ainda bloqueados pelo poder negativo que as circunstâncias têm sobre a nossa vontade. A facilidade em reagir de forma agressiva e impulsiva às exigências e circunstâncias desestabilizadoras da nossa vida potencia a manifestação de acidentes. Para além disso o exílio de Vénus em Carneiro, do ponto de vista da personalidade, dificulta as qualidades de ponderação e de respeito entre as partes. Se estivermos suficientemente Des-apegados das nossas pequenas conquistas e necessidades de afirmação pessoal, ao invés de dar "murros em ponta de faca", teremos a inteligência suficiente para Ver antes de (re)agir.
Ao longo deste mês de Fevereiro, Sol e Mercúrio em Aquário oferecem boas oportunidades para trabalhar esta temática do Desapego (para aprofundar este tema recomendo a leitura da Lua Nova em Aquário). Mercúrio está em sextil com Vénus e Marte em Carneiro de 8 a 13 e de 14 a 19, respectivamente. Ambos , Sol e Mercúrio, farão trígono a Júpiter em Balança de 10 a 14 e de 20 a 23, sextil Úrano em Carneiro de 8 a 12 e de 20 a 22, e sextil Saturno em Sagitário de 12 a 16 e de 23 a 25. Podemos chamar a tudo isto, uma boa oportunidade para pensar "fora da caixinha", para organizar a vida de forma mais livre e com menos condicionamentos. No entanto é fundamental uma correcta integração de tudo o que foi referido para Marte e Vénus em Carneiro, para que não tenhamos a impulsividade para atirar tudo o que está "dentro da caixinha" para o lixo, apenas porque tivemos um ataque de loucura e precisamos muito, mesmo muito, de Ser livres...
Com esta distribuição planetária, o nosso "pacto de estabilidade" com a vida será revisto e transformado para que possamos criar o desequilíbrio que permite um novo movimento, do Caos para a Ordem.
Bom trabalho para Fevereiro <3
Ana Paula Pestana

Sobre a autora:
Ana Paula Pestana sempre desenvolveu a sua actividade académica e profissional na área das ciências, mas a sua busca espiritual e o interesse pelos símbolos levou-a a mudar todo o sentido e orientação que sua vida tinha até então. Aconteceu no dia em que assistiu à sua primeira aula de astrologia no Quíron com Maria Flávia de Monsaraz, em 2006. Desde então completou vários estudos em astrologia passando igualmente pela Faculty of Astrological Studies (Londres) e pelo AlmaSoma (Instituto de Transpessoal) para o desenvolvimento de ferramentas ligadas à psicologia e à espiritualidade. Desenvolve o seu conhecimento e prática astrológica (em consultas, formação, palestras e workshops) com base nos princípios do esoterismo porque, no seu entender, a astrologia é mais do que um conhecimento, é uma filosofia de vida que a fez sentir-se em Amor com a Vida. Paralelamente desenvolve um projecto de ensino em astrologia e desenvolvimento transpessoal em conjunto com a AlmaSoma (Instituto de Transpessoal) que terá início em Setembro de 2016 e que oferece ao estudante de astrologia uma estrutura de ensino profunda e completa (consulte o seu blog para mais informações).
Contactos:
Ana Paula Pestana
ap_pestana@hotmail.com
ASCENDENTE, Astrologia para um Desenvolvimento Consciente ® - www.ascendentt.wordpress.com
https://www.facebook.com/anapaula.pestana.58
tlm:925560757

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.