Quando falamos na estrutura base ao nível Astrológico, falamos de Carneiro, Balança, Caranguejo e Capricórnio, estrutura mais conhecida como cruz cardinal.

A palavra cardinal significa “fundamental e principal “, indicando-nos já a relevância destes 2 eixos.
A cruz cardinal baseia-se em 4 signos que iniciam estações, geram algo, e que, por sua vez, estão ligados a 4 elementos manifestando expressões diferentes dessa geração.

A palavra-chave do eixo Carneiro e Balança é “inter-relacionamentos”. A palavra-chave do eixo Caranguejo e Capricórnio é “estrutura” (emocional e profissional). Isto faz-nos subitamente tomar consciência de como é fundamental, e principal, sabermos compreender e integrar estas energias para o nosso equilíbrio nessas áreas.

Começando pelo eixo Carneiro e Balança, a mensagem aqui fala-nos de aprendermos a inter-relacionarmo-nos com tudo na vida: com o ser humano, com a matéria, com a nossa carreira, com a natureza, e claro, com a vida em si, que, em ultima análise, é tudo isso.

Carneiro é o signo que tem como propósito conhecer-se desenvolvendo a sua autonomia e independência através da acção e actividade – princípio essencial do elemento Fogo. Balança por sua vez, tem como intenção o equilíbrio entre o dar e o receber, desenvolvendo a arte da partilha, da diplomacia e de trazer beleza através do pensamento e conhecimento – princípio essencial do elemento Ar.

Num modo puro e basilar, estas duas energias juntas ensinam-nos a relacionar seja com o que for. Terei que, em 1ºlugar, conhecer-me e desenvolver a minha independência e autonomia, principalmente nas minhas decisões e atitudes, para depois poder partilhar e viver com o outro, de um modo equilibrado, sem cair em co-dependências ou em exigências motivadas pela falta de conhecimento de quem sou, do que quero e do que preciso.

No entanto, para dar sustentação a estas duas energias e neutralizar a necessidade de pertença a este mundo, terei de desenvolver a minha capacidade de sentir, nutrir e vincular através da conexão com o meu coração… a primeira casa, esse lugar onde poderei desenvolver o vínculo primordial para uma verdadeira intimidade comigo e com a vida…

Em seguida, ao ouvir a sua voz, poderei partir em busca de criar raízes, um ninho e uma possível família, procurando um país, cidade, terra e/ou casa que complemente essa sensação de pertença.
Ao ancorar esta necessidade primordial de Caranguejo, com o princípio essencial do elemento água – o sentimento, poderei, de seguida, começar a ascender para uma procura de um significado e propósito maior
na sociedade e/ou comunidade onde vivo, através da energia de Capricórnio.

Tendo como objectivo principal a construção de uma carreira e de responsabilidade perante o contexto onde vivo, começarei a desenvolver uma profissão que me faça sentir em missão desenvolvendo uma maturidade e autoridade através do princípio essencial do elemento terra – concretização e materialização.

Isto será reconhecido através da minha experiência na prática, de empenho, disciplina e compromisso interno e externo perante a minha alma e a própria vida.

Com isso, poderemos observar e salientar que, se não formos autónomos nas nossas decisões e acções, não poderemos relacionarmo-nos de modo autêntico com nada, assim como não poderemos existir e viver num modo equilibrado e harmonioso sem criarmos relacionamentos baseados na partilha mútua, no respeito e na respectiva observação do outro lado da questão e perspectiva de vida.

Ninguém vive totalmente independente, como também a total dependência de tudo é um descentramento e desequilíbrio a vários níveis. Logo, a inter-dependência, a arte de nos relacionarmos de um modo autêntico, livre e equilibrado, é tão essencial quanto urgente.

Para estabelecer as bases desta forma de conviver, conecte-se com o seu coração e com os seus sentimentos, cuide-se e nutra-se em primeiro lugar, e sendo totalmente receptivo à vida… isso começará a criar uma intimidade maior consigo e com o mundo, orientando-o/a e guiando-o/a para onde deve ir, ficar, plantar, nutrir, cuidar e construir… podendo assim, também, tomar consciência de qual o seu papel e função nesta sociedade, e concretizando algo que tenha um propósito maior tanto para si como para o mundo.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.