Não estar corretamente ligados aos nossos dispositivos móveis - seja por avarias, falta de bateria ou ausência de sinal de rede - faz com que os casais cometam mais erros, aponta um novo estudo realizado junto de 750 indivíduos em Portugal.

A Kaspersky Lab, empresa de cibersegurança global que opera no mercado há mais de 20 anos, revela que o facto de não ter rede pode levar à perda de um encontro (21%) e consequentemente a problemas a longo prazo. Um em cada seis inquiridos (15%) admitiu já ter problemas com a sua cara-metade por falta de bateria no telemóvel.

“A conectividade ocupa um papel muito amplo nas nossas vidas diárias. Como a investigação veio a revelar, quando ficam sem acesso aos seus dispositivos, as pessoas fazem asneiras – perdem oportunidades, perdem-se e preocupam-se umas com as outras. Tornou-se claro que a falta de conexão pode ter impactos duradouros nas relações humanas – porque, quando cometemos erros, é o coração que paga. Quando a atitude e o comportamento da maioria dos utilizadores quanto aos seus dispositivos é demasiado descontraída, é exatamente isso que acontece – porque os casais esperam que o outro responda, os pais esperam conseguir saber onde andam os seus filhos, e os amigos não querem ser ignorados. É essencial que várias medidas sejam tomadas para proteger os nossos dispositivos e mantê-los conectados,” diz Dmitry Aleshin, vice-presidente de marketing de produto da Kaspersky Lab.

Contudo, não são apenas as relações que ficam em risco. Um quinto (21%) dos utilizadores que já tiveram um problema semelhante perdeu uma oportunidade de negócio ou de educação, 16% perdeu-se e um em cada dez (13%) perdeu oportunidades com amigos, como saídas ou festas.

Apesar desta dependência da internet, 18% dos inquiridos não toma medidas para manter os seus dispositivos ligados e conectados, 34% controla os seus níveis de bateria e apenas um em cada cinco (22%) verifica regularmente o estado de funcionamento do seu dispositivo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.