Para a tomada de decisões financeiras de forma consciente os consumidores devem estar bem informados dos seus rendimentos e compromissos mensais. E 48% dos portugueses sabe exatamente o valor do seu rendimento, ao passo que 36% sabem aproximadamente e 16% admitem não saber que rendimentos auferem.

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“O aumento do conhecimento exato dos rendimentos mensais é um sinal positivo, ainda que os valores estejam ainda aquém do desejado. No entanto, para uma melhor gestão do orçamento familiar, é essencial que se conheça também com exatidão o valor das despesas”, afirma Leonor Santos, diretora de Compliance e Jurídico do Cetelem.

Homens com melhor noção dos ganhos

Numa análise mais detalhada, é possível constatar que há maior conhecimento do valor exato dos rendimentos entre os inquiridos do sexo masculino. Verificamos também que é a população entre 45 e 54 anos quem melhor conhece os seus rendimentos. Contudo, diminui a percentagem de inquiridos com uma perceção exata do valor das despesas mensais fixas, que passa de 34% em 2017 para 27% em 2018.

Tal como em 2017, este ano a maioria dos portugueses admitem saber, mas apenas aproximadamente, quais as suas despesas mensais (55% em 2018, mais 5 pontos percentuais que no último ano). E 16% desconhecem o valor das suas despesas mensais fixas (contra 18% em 2017).

Este desconhecimento é maior nos inquiridos residentes no Grande Porto, em que 23% dos inquiridos não conseguem referir o valor das despesas fixas de cada mês, um valor inferior ao verificado entre os habitantes no Norte do país (41% sabe com exatidão os valores mensalmente despendidos).

O Observador Cetelem Literacia Financeira 2018 tem por base uma amostra representativa de 500 indivíduos residentes em Portugal Continental, de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos.

A amostra total (500) é representativa da população e está estratificada por distrito, sexo, idade e níveis socioeconómicos e conta com um erro máximo associado de +/- 4.4 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%.