Atualmente, Emma Hopkins ocupa o cargo de Chief Emoji Designer: uma função que consiste na criação de emojis para a rede social Twitter. Esta ocupação que, aos olhos de muita gente pode ser considerada um sonho, aconteceu por acaso na vida da jovem de 25 anos que inicialmente trabalhava como sales designer na mesma empresa.
"Alguém da equipa das parcerias mediáticas precisava de emojis para o programa X-Factor, portanto voluntariei-me para a tarefa, desenhei alguns e eles gostaram. Dentro de algumas semanas, os meus emojis apareceram na televisão", contou Hopkins em entrevista à Marie Claire sobre este novo desafio que surgiu na sua vida em 2015. A jovem explica que o facto de ter estudado design gráfico na universidade e ter aprendido app design foi fundamental para chegar onde está hoje.
Mas como é que se cria um emoji? O processo é mais simples do que parece. Basicamente funciona como uma espécie de ilustração: após fazer um esboço da pessoa/objeto em questão, Emma faz o scanner do desenho e dá os retoques finais através de um programa de edição de imagem.
"Tendo em conta que o Twitter é uma plataforma de notícias, eu costumo estar sempre atenta à cultura pop e, por exemplo, se a Britney vai lançar um álbum novo então já sei que iremos planear um emoji dela brevemente", explica a jovem sobre o processo de criação destes símbolos que incluem nomes como Adele, Simon Cowell ou Justin Bieber. O emoji do cantor pop, apesar de ser aquele de que mais se orgulha, revela que foi o mais complicado de criar. "Ele estava sempre a mudar de penteado portanto precisava de estar a atualizar o emoji constantemente!"
Paralelamente, Emma Hopkins faz trabalhos de design para outras empresas e coordena o ‘Emoji Boot’, um projeto que permite criação de um emoji personalizado. "Criei um produto no Twitter que usamos em eventos comerciais onde as pessoas vem ter comigo e eu transformo-as num emoji, depois passo o scanner e envio-lhes o resultado através do Twitter."
Comentários