Desde setembro, a jovem acompanha as aulas desta nova formação, chamada "Criação de conteúdos e redes sociais", ministrada durante quatro anos na Universidade Tecnológica do Sudeste (Setu), em Carlow, a 80 km de Dublin.

A carreira de influencer apareceu recentemente, mas atrai muitos jovens da Geração Z, nascidos entre 1997 e 2012.

"É algo que está a crescer de forma significativa", diz à AFP a diretora dessa cadeira universitária incomum, Irene McCormick.

Esta ex-produtora de televisão começou a oferecer um curso intensivo de verão lecionado por TikTokers, que atraiu 350 solicitações de adesão para 30 vagas.

"O projeto foi incrivelmente bem sucedido. Observamos que existia um grande apetite, por isso decidimos optar pelo nível do diploma", explica.

A formação ensina os aspirantes a influencers como tornar a sua presença e conteúdo em plataformas como Instagram, TikTok e YouTube em fonte de renda.

Depois de dois anos de preparação, o curso foi homologado e deu as boas-vindas à sua primeira turma de 15 estudantes no mês passado.

Monetizar a influência

No campus, entre as aulas, os estudantes conversam, tiram selfies e navegam nos smartphones.

"Os meus amigos sempre me dizem que falo muito. Disseram-me que talvez poderia ganhar dinheiro por isso e tentar esta formação", diz Harry Odife, de 22 anos.

A maioria dos estudantes já está imersa no mundo digital, mas procura ferramentas e conhecimentos adicionais, segundo McCormick.

"Podem tentar aprender por conta própria em casa, mas adquirir conhecimentos práticos e teóricos sobre como chegar a um determinado público marcará uma grande diferença na sua carreira", afirma a diretora.

O termo influencer, uma pessoa conhecida nas redes sociais que utiliza a sua fama para recomendar, promover ou gerar interesse em produtos e marcas, frequentemente em troca de uma remuneração, entrou recentemente no dicionário.

"Interessamo-nos na forma de como monetizar a sua influência com uma grande audiência online", disse McCormick.

"Publico no TikTok e Instagram muitos dos penteados que faço e gostaria de aprender a fazer disto um verdadeiro negócio", explica Favor Ehuchie, uma cabeleireira de 18 anos.

"Futuro do setor do marketing"

Os passos para obter o diploma incluem cursos de criação de vídeos, empreendedorismo, psicologia e narração de histórias, análise de dados e produção de podcasts.

A criação de conteúdos envolve "editar, planear, organizar, etc. Leva mais tempo do que se acredita, as pessoas realmente não entendem isso", disse Marta Hughes.

Os estudantes também aprendem a usar câmaras e microfones.

"Aprender a sentirmo-nos confortáveis perante as câmaras vai nos ajudar a ganhar confiança em nós mesmos, seja qual for a nossa profissão", destaca outra estudante, Naoise Kelly, dizendo que a sua prioridade máxima não é se tornar a próxima estrela das redes sociais.

Segundo McCormick, há muitas oportunidades de trabalho para os influencers.

"Aproximadamente, 70% dos especialistas em marketing consideram hoje que os influencers são o futuro do setor, os governos também os utilizam para transmitir mensagens", destaca.

"As publicações dos influencers nas redes sociais, às vezes, podem ser futéis, mas a atividade em si não, é um negócio muito sério", conclui.