“Recentemente, o Rio Cértima revelou mais uma vez indícios de descargas poluentes a céu aberto, sendo visível a existência de dezenas de peixes mortos no leito do rio, tendo-se realizado uma manifestação no local”, refere a parlamentar numa pergunta dirigida ao Ministério do Ambiente e da Transição Energética.

A deputada socialista lembra que desde há pelo menos dois anos as populações vêm denunciando esta grave situação às autoridades, reclamando que sejam tomadas medidas concretas e urgentes para que sejam identificados os focos de poluição, punindo-se os responsáveis.

Além disso, defende que é urgente que sejam tomadas medidas concretas para impedir o surgimento de novos focos de poluição, bem como a eliminação dos focos existentes e já identificados, procedendo-se à limpeza, despoluição e dragagens necessárias à preservação da Pateira de Fermentelos.

Dada a gravidade desta situação, a deputada Carla Tavares pergunta se está prevista alguma intervenção a levar a cabo no Rio Cértima e na Pateira de Fermentelos de forma a eliminar os focos de poluição e bem assim proceder à sua limpeza e para quando.

A parlamentar quer saber também que diligências foram já ordenadas e realizadas com o objetivo de identificar e punir os responsáveis pelos focos de poluição que têm afetado o Rio Cértima e a Pateira de Fermentelos, tendo em conta que esta situação é do conhecimento das autoridades desde há pelo menos dois anos.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.