Não é fácil ingressar no mundo da moda, até porque o ideal é que demonstre algum trabalho prático (portfólio), independentemente da formação que tenha. Tem também de ter noção que terá de fazer alguns trabalhos onde provavelmente não verá a cor do dinheiro, mas tem de pensar que está a iniciar e a construir uma base para depois ser bem sucedido. Veja as nossas dicas para que possa vingar neste mercado e consiga conciliar o seu gosto pessoal à profissional.

Iniciativa

Não é fácil obter um trabalho numa revista de moda prestigiada, numa produtora ou num showroom, por exemplo, mas a sua capacidade de iniciativa poderá ditar o seu futuro. Pode começar com colaborações pequenas, tais como artigos ou crónicas sobre moda, a cobertura de um evento, etc... Por exemplo, poderá contactar empresas estrangeiras (produtoras, blogues, revistas, entre outros) e em troca de uma acreditação de um evento cá fazer um artigo ou 'cobrir' o evento. Não obstante, quando estiver a ler as suas revistas favoritas poderá folhear e descobrir quem são os editores de cada secção e enviar posteriormente por email o seu currículo, sugestões de artigos ou projetos que gostaria de desenvolver.

Formação

Só ler revistas e consultar blogues não chega! Ou será um caminho mais penoso de percorrer, isso é certo... Tente adquirir algum conhecimento mais técnico na área, invista algum do seu tempo a aprender algo que lhe atribua ainda mais valor. E não descure outro género de aprendizagens. Por exemplo, caso tenha uma máquina fotográfica aprenda as diferentes formas de a manejar e de captar os melhores ângulos das pessoas. Mesmo que a sua ideia não seja enveredar pela fotografia vai ser uma mais-valia. Não obstante, cada vez mais a tendência está no reaproveitamento de materiais, investir em tecnologia para criar materiais mais fortes e duradouros a preços acessíveis, tecidos mais sustentáveis, etc... e este conhecimento adquire-se com formação. Assim poderá inovar e ter criatividade suficiente para criar ideias novas!

Plataformas

Nos dias que correm e graças às redes sociais e plataformas tecnológicas, é quase impensável que não tire partido disso e não exponha o seu trabalho. É imprescindível que o faça! É aquilo que o irá vender. Crie um blog, um tumblr, uma página no instagram, etc... e divulgue a roupa que veste, o seu percurso até ao momento, o seu currículo, as últimas tendências, entre outros, mas acima de tudo, demonstre a sua paixão pela área. Assim, mesmo que tenha um currículo com pouca experiência, isto irá enfatizá-lo enquanto pessoa criativa e com capacidade de iniciativa e será um trunfo para si!

Adaptar

Não basta estar atento às tendências! É importante que esteja por dentro do comportamento dos consumidores. O que hoje eles valorizam amanhã já não, pelo que é fundamental que se adapte e tenha flexibilidade suficiente para entender, pensar e olhar um pouco mais além.

Comportamento

Ainda que tenha bons conhecimentos técnicos é fundamental que as suas capacidades comportamentais andem lado a lado, ou seja, capacidade de negociação, resiliência, hard work, aptidão para trabalho em equipa e proatividade são alguns dos requisitos chave para esta atividade. E, na sua entrevista de emprego não se esqueça... conheça bem para onde vai e os projetos que têm e certifique-se que tem 'aquele brilho' no olhar quando fala e que realmente é um candidato apaixonado e sedento para aprender e contribuir.