A linguagem corporal é o espaço que ocupa, aparência, postura, gestos, expressões faciais, o olhar olhos nos olhos e como cumprimenta as pessoas com quem interage.
As últimas pesquisas provam que a linguagem corporal é fundamental para a eficácia da liderança e com ela podemos otimizar a capacidade de negociar, gerar confiança, credibilidade, carisma e promover colaboração.
No mundo dos negócios, as primeiras impressões são demasiado importantes para deixar ao acaso. É a primeira impressão que vai influenciar todo o processo de liderança, uma vez que alguém o rotula como "Amigável" ou "Ameaça", "poderoso" ou "submisso", tudo o que faça vai ser visto através destes filtros.
Se a pessoa não confia, irá procurar melhor. Se ela não gosta de si, ou desconfia de si, vai suspeitar e procurar motivos, mesmo que disparatados, para ir de encontro à avaliação inicial.
Os 3 passos que vou partilhar vão ajudá-lo a confirmar a imagem de Líder e ainda ajudá-lo a tornar-se um comunicador mais eficaz.
1.º Contato ocular
Tal como as palavras os nossos olhos transmitem muitas mensagens. O forma como faz o contato ocular pode ajudá-lo ou prejudicá-lo. Se tem dificuldade no contato ocular vai enviar os sinais errados e ser visto ansioso, inseguro ou até como mentiroso, devido ao mito “ Quem não olha olhos nos olhos, está a mentir!”. Também não é pela quantidade de tempo ou intensidade que o faz que vai transmitir mais liderança, ao fazê-lo está a demonstrar insegurança.
Para um bom contato ocultar deve olhar olhos nos olhos na proporção de 7 para 1, olhar durante 7 segundos e desviar 1 segundo.
Tal como os músculos, o contato ocular também pode e deve ser treinado, através de técnicas específicas.
2.º Aperto de mão
90% das interações entre duas pessoas começam com um aperto de mão. Saber fazer um bom aperto de mão e saber “ler” um aperto de mão dá-lhe uma vantagem competitiva, pode transmitir mais confiança, ligação, credibilidade e ainda pode ler quais as boas ou más intenções da outra pessoa em relação a si.
Um bom aperto de mão deve ser firme, colocar a mão na vertical e exercer a mesma força que outra pessoa.
Saber como fazer um aperto de mão corretamente é uma habilidade que requer o conhecimento de técnicas que o ajudam a parecer mais Líder, seguro, credível, carismático e também como contrariar o domínio subconscientes exercido por outras pessoas.
3.º Postura
Um líder “não tem medo” e deve saber demonstrá-lo através da postura. Um líder não tem medo de que as pessoas venham falar com ele e por este motivo tem de adotar posturas abertas e acolhedoras. Braços abertos com as mãos visíveis, os pés à distância de ombro um do outro, gestos com as mãos amplos, ombros para trás e costas direitas.
Braços cruzados, pernas cruzadas, mãos à frente dos genitais, mãos nos bolsos, olhar para baixo são vistos como gestos de submissão, medo ou insegurança.
A linguagem corporal é uma parte fundamental na sua imagem de Liderança, mas esquecemo-nos demasiadas vezes da sua importância e não lhe damos a devida importância.
Alexandre Monteiro
Especialista em Comportamento Humano | sou@pessoab.pt | Visite os Segredos da Linguagem Corporal
Nº1 Nacional a partilhar a Linguagem Corporal para todos
Comentários