Todos os profissionais têm uma zona de conforto. Sim, todos. Os que os distingue? É a capacidade de arriscar e sair dessa “bolha de proteção” onde tudo corre bem.

Para ter sucesso profissional vai ter que arriscar e sair da sua zona de conforto. E acredite, por mais assustador que possa parecer, os resultados não tardam a aparecer.

Sair da zona de conforto em quatro passos

A grande maioria dos profissionais prefere manter-se no seu “canto” e evita correr riscos (que muitos consideram) desnecessários. Mas manter-se na sua zona de conforto é mais perigoso do que possa pensar, já que a longo prazo a sua carreira incorre no risco de estagnar. Aliás, basta analisar casos de empreendedores de sucesso bem conhecidos do grande público, para perceber que – em comum – todos têm a capacidade de arriscar e buscar novas e melhores oportunidades.

Claro. É certo que nem sempre é fácil ou nem todos conseguem sair da sua zona de conforto e muitas das vezes isso deve-se apenas ao facto de não saberem como o fazer. Mas não desespere. Deixamos-lhe agora quatro dicas que o podem ajudar a dar esse passo com mais confiança.

1.     Identifique os seus pontos fortes e as suas fraquezas

Para poder sair com confiança da sua zona de conforto precisa de conhecer os seus pontos fortes, mas também as suas fraquezas. Só assim vai poder perceber em que áreas ou atividades se sente mais confortável (ou mais inseguro) ou quais as competências que o podem ajudar a dar o próximo passo.

2.     Desafie-se

Isto é, encontre novos desafios que lhe permitam desenvolver novas competências. Além de o ajudar a manter-se motivado vai ainda aumentar (e melhorar) o seu desempenho e, consequentemente, contribuir para o seu sucesso profissional.

3.     Renove os seus conhecimentos e competências

Todos os profissionais que pretendem evoluir em termos profissionais necessitam de estar em constante aprendizagem, seja para aprofundar determinadas competências ou para adquirir novos conhecimentos. Esta formação vai ajudá-lo não só a obter melhores resultados, mas pode ser também uma porta para novas oportunidades ou desafios.

4.     Mantenha-se motivado

Bons níveis de motivação vão influenciar fortemente a sua produtividade, o seu desempenho e a sua recetividade a novos desafios. Por esta razão é imperativo que seja capaz de se motivar a si próprio e de se manter positivo. Se o fizer não tarda a dar o salto para fora da sua zona de conforto.

Arrisque!

"Aquele que não tem coragem de assumir riscos não alcançará nada na vida". A frase é de Muhammad Ali e serve bem para ilustrar o que aqui foi dito. Afinal, a regra básica do sucesso profissional estabelece a necessidade de sair da sua zona de conforto! E não se assuste se a determinada altura tiver dúvidas. É normal. Mas o importante é que as ultrapasse e procure progredir profissionalmente.

http://www.e-konomista.pt/

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.