As otites são o problema auditivo que mais afeta a população portuguesa, manifestando-se, maioritariamente no inverno (60% dos casos). As temperaturas mais baixas prejudicam o sistema auditivo, mas gestos simples podem fazer a diferença. Siga esta lista de conselhos da audiologista Dulce Paiva.
Cerca de 30% dos acidentes rodoviários são responsáveis por lesões permanentes na coluna cervical. Tome nota dos conselhos médicos do ortopedista Luís Teixeira.
Há substâncias químicas que podem provocar alterações hormonais graves. São os chamados desreguladores endócrinos que ao entrarem em contacto com o organismo imitam a ação de hormonas naturais, prejudicando o organismo. Conheça 10 exemplos.
Há plantas que, apesar da sua beleza natural e do seu ar inócuo, contêm substâncias cujos princípios ativos podem causar intoxicações por ingestão ou irritações cutâneas pelo manuseamento. Aprenda a identificá-las!
São companheiros leais e fieis mas também podem afetar a saúde dos donos. Conheça as zoonoses mais importantes e descubra o que pode fazer para se proteger delas.
A Organização Mundial de Saúde distingue a acupuntura desde 1979 pela sua eficácia em, pelo menos, 43 doenças - número que tem sido amplamente alargado nos últimos anos. Conheça as dez mais importantes áreas de atuação da acupuntura. As explicações são do terapeuta especialista em acupuntura Hélder
Após descobrir ter cancro de mama, a médica Ilná Escóssia decidiu especializar-se em mastologia, o ramo da medicina que estuda a anatomia e as patologias da mama. Conheça 5 lições na luta contra o cancro de mama, a causa de morte por tumor mais comum na mulher.
A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia deixa um alerta: há vários sintomas que indicam alterações na saúde dos olhos e que deverão motivar uma observação realizada por um oftalmologista. Conheça os conselhos da médica Rita Flores.
Vamos chamar-lhe "Tiago", nome fictício. O Tiago era um menino que não sabia falar, que não tagarelava, não cantava, mas que ia à escola e que brincava, à sua maneira, com os seus colegas. Conheça o relato da psicóloga educacional Patrícia Marques, uma especialista que lida de perto com crianças aut
Numa consulta normal, um médico dentista consegue perceber alguns comportamentos de risco dos seus pacientes. Reforce os seus cuidados dentários no Dia do Dentista.
O poder medicinal de plantas e flores há muito que é reconhecido. João Beles, naturopata, indica quais são as que mais estimulam o sistema imunitário e ajudam a combater as infeções.
Cerca de metade dos fumadores morre prematuramente: uma perda, em média, de 14 anos de vida, segundo dados da Direção-Geral da Saúde. Sabia que o tabaco pode causar mais de 50 doenças? Conheça 10 no Dia Mundial do Ex-Fumador.
As dores nas costas são responsáveis por 50% dos casos de incapacidade física na população adulta, levando 400 mil portugueses a faltarem ao trabalho por ano. Tome nota dos 6 conselhos do ortopedista Luís Teixeira.
Um em cada sete adultos sofre com este tipo de dor. Saiba quais são os comportamentos que ajudam a prevenir um problema que atinge mais mulheres do que homens.
A pílula do dia seguinte pode ser um importante contributo na prevenção da gravidez mas é subutilizada em Portugal porque a informação existente é muitas vezes deturpada. Conheça 10 mentiras sobre a pílula do dia seguinte, segundo Teresa Bombas, médica e Presidente da Sociedade Portuguesa da Contrac
Existem plantas que ajudam a evitar ou a aliviar reações inflamatórias causadas pela saliva que injetam, como é o caso dos mosquitos. Descubra as melhores formas de as usar para se proteger.
O eclipse solar é um fenómeno astronómico que não apresenta riscos graves para a saúde, no entanto deve ser observado em segurança para evitar ficar eclipsado. Siga os conselhos da Direção Geral de Saúde.
Pernas pesadas e inchadas é um dos sintomas mais comuns deste problema, que afeta mulheres e homens em todo o mundo. Veja os cuidados a ter para se proteger.
Nas últimas três décadas o número de pessoas com mais de 100 anos aumentou 65%. Siga os truques seguintes e atreva-se a atingir uma idade de três dígitos.
Alguns provocam febres e doenças. Outros, através da sua picada, libertam venenos que paralisam os músculos e dificultam a respiração, chegando mesmo a matar.
A proteção do sistema reprodutor não é um exclusivo das mulheres. Os problemas de infertilidade nos homens também têm vindo a aumentar. Saiba o que os causa e o que pode fazer para os combater.
Com a mudança de temperatura e os pólenes, chegam também as conjuntivites. Fernanda Botelho, especialista em botânica, dá a conhecer os benefícios de espécies como a eufrásia, a malva, a camomila, a flor de sabugueiro e a rosa.
A ingestão excessiva é responsável pelo aumento da mortalidade cardiovascular e pelo aumento da prevalência de cancro gástrico mas não só. Idealmente, não se deve ultrapassar um consumo de cinco gramas por dia.