A tosse não é uma doença. Trata-se de um importante mecanismo de defesa do aparelho respiratório e constitui um sintoma que deve ser devidamente valorizado. Este permite eliminar corpos estranhos ou excesso de secreções brônquicas provocadas por vírus ou bactérias das vias aéreas superiores e inferiores.

Desta forma, esta resposta fisiológica do corpo humano liberta a passagem de ar e também previne a intrusão de agentes externos, bem como a eventual proliferação dos mesmos no organismo.

A tosse pode ser atribuída a uma infeção respiratória, mas também pode estar relacionada com fatores irritantes externos, como espaços com fumo, alterações climáticas e picos de poluição atmosférica em áreas urbanas, por exemplo.

Este mecanismo de defesa pode surgir de forma aguda, geralmente de curta duração (menos de três semanas), podendo estar associado a infeções víricas, sobretudo nos períodos de outono e inverno, e por vezes é associado a outros sintomas como febre e dores musculares. Talvez por isso os últimos dias estejam a ser mais difíceis para uma boa parte dos portugueses que estão acometidos por achaques típicos desta altura do ano.

Estão todos com tosse em casa? Esteja atento aos sintomas e à solução

Recorrentemente, crianças saudáveis sofrem episódios de infeções das vias aéreas superiores e inferiores que podem causar este sintoma. Nas crianças, tal como nos adultos, é um frequentemente sintoma de infeção.

Procura uma solução para este problema? Stodal® xarope é um medicamento homeopático com 9 substâncias ativas, tradicionalmente utilizado no tratamento da tosse.

Em caso de dúvida e para crianças com menos de 2 anos de idade, procure aconselhamento junto de um profissional de saúde.

Estão todos com tosse em casa? Esteja atento aos sintomas e à solução
STODAL, xarope. Medicamento homeopático tradicionalmente utilizado no tratamento da tosse. Composição para 100 g de xarope: Anemone Pulsatilla 6CH 0,95g, Rumex crispus 6CH 0,95 mg, Bryonia dioica 3CH 0,95g, Ipecacuanha 3CH 0,95 mg, Spongia tosta 3CH 0,95g, Sticta pulmonaria 3CH 0,95g, Antimonium tartaricum 6CH 0,95g, Coccus cacti 3CH 0,95g, Drosera 3CH 0,95g. Contém sacarose, etanol. Administração oral. Adultos: uma dose de 15ml com a ajuda do copo doseador 3 a 5 vezes por dia. Crianças: uma dose de 5ml com a ajuda do copo doseador 3 a 5 vezes por dia. Contraindicado em caso de hipersensibilidade às substâncias ativas ou a qualquer um dos excipientes.  Medicamento não sujeito a receita médica e não comparticipado. Consulte o folheto informativo e a embalagem deste medicamento, antes de o utilizar. Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o seu médico ou farmacêutico. Para mais informações deverá contactar o titular da autorização de introdução no mercado. AIM – Registo nº 5385372