Com as inovações do mundo digital, passamos cada vez mais tempo em frente a ecrãs, gastando várias horas por dia entre computador, televisão, tablet ou smartphone. Estes hábitos podem contribuir para a fadiga ocular, que afeta 60% da população. Se sente dores de cabeça, tem os olhos vermelhos, secos ou lacrimejantes, talvez faça parte desta estatística.

Marque uma consulta grátis numa loja MultiOpticas

Marcar consulta grátis

O que é a fadiga ocular?

A fadiga ocular ocorre quando os seus olhos sofrem desconforto por estarem em esforço para além dos seus limites. A fadiga ocular ocorre quando os músculos no nosso olho não têm descanso suficiente, hidratação e proteção da forte luz do ecrã do computador por longos períodos de tempo.

Com o passar do tempo, os seus olhos tendem a doer e ficam cansados. Os olhos de algumas pessoas passam por tanto esforço que começam a aquecer e elas sentem fadiga ocular constante, devido à longa exposição a raios nocivos, brilho e poluentes atmosféricos.

Quando isto acontece, necessitamos de limitar o tempo passado a olhar para a TV, ecrãs de computadores e telemóveis e procurar conforto nos tratamentos oftalmológicos disponíveis.

O que pode fazer para combater a fadiga ocular?

Reduzir a exposição ao brilho

Caso canse facilmente os seus olhos, deverá ajustar a luz à sua volta para reduzir o brilho proveniente do ecrã do seu computador. Por exemplo, se houver uma lâmpada perto do seu computador que esteja a irradiar brilho para o seu ecrã, será boa ideia reposicionar a lâmpada.

Instalar um interruptor para regulação da intensidade luminosa é também uma medida comprovada na redução da emissão de brilho dos ecrãs dos computadores e pode ser uma solução eficiente para a fadiga ocular. Adicionar ao seu monitor um filtro para redução de brilho pode diminuir o ofuscamento, visto que absorve o excesso de brilho e impede os seus olhos de o absorver.

Ajuste o seu local de trabalho

Ajustar a altura do seu monitor também pode fazer diferença. Mantenha a altura do seu monitor elevada até à altura do seu rosto, mas ligeiramente abaixo do nível dos seus olhos. E mantenha o monitor a cerca de 50-71 cm do seu rosto, já que assim reduz a probabilidade de sentir os seus olhos tensos ou cansados.

Faça um intervalo, sem ecrãs

Estar sentado em frente a um ecrã durante longos períodos de tempo não é recomendável. Isto torna-se ainda mais importante quando sabe que os seus olhos estão cansados. Seria aconselhável levantar-se, lavar os olhos e beber alguma água de maneira a reidratar os seus olhos. Isto também diminui a fadiga ocular dando aos seus músculos tempo para recuperar enquanto tira uma pausa dos ecrãs.

Outra recomendação é seguir a regra dos 20-20-20. Por cada 20 minutos de trabalho em frente a ecrãs, desvie o olhar para um ponto em média a 6m de distância, durante cerca de 20 segundos.

Use óculos próprios para computador

Por vezes, fazer uma pausa dos ecrãs, usar gotas oftálmicas e mudar a luminosidade não ajuda o suficiente. Outra solução pode ser usar óculos com lentes que bloqueiem a luz azul em excesso irradiada pelos ecrãs digitais, protegendo os seus olhos.

Marque uma consulta de optometria gratuita numa das lojas MultiOpticas, e venha descobrir as lentes ideais para si.

Marque uma consulta grátis numa loja MultiOpticas

Marcar consulta grátis

Conheça as causas da fadiga ocular, aqui.

Tem visão desfocada? Saiba mais aqui.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.