A micose das unhas, também designada por onicomicose, é uma doença infeciosa causada por fungos. A sua incidência é de 10% nos adultos, 20% nos idosos e é rara em crianças.

Trata-se de uma patologia que afeta a qualidade de vida, diminui a autoestima e, por vezes, pode gerar vergonha e discriminação social.

A micose das unhas é uma infeção oportunista. Por isso, as pessoas com diabetes ou com o sistema imunitário comprometido são as mais propensas a este tipo de doenças. No entanto não são as únicas. Qualquer pessoa quando sujeita a fatores de risco pode desenvolver uma onicomicose.

Os fungos causadores da onicomicose estão presentes nos mais diversos locais, como o chão de hotéis, balneários, casas de banho públicas, piscinas, pelo que o uso de calçado adequado nestes locais é recomendado. Também podem existir em utensílios de manicure.

Quais são os sintomas?

A doença é silenciosa e não dolorosa numa fase inicial. Geralmente, os sinais de alerta são o surgimento de uma coloração diferente, mais amarelada ou esbranquiçada, e o descolamento da unha. No entanto, o aparecimento de estrias e acumulação de detritos debaixo das unhas são sintomas que também podem surgir.

Numa fase mais avançada da doença, quando não se realiza qualquer tratamento, a forma da unha pode ser alterada originando distrofia total da unha.

Em média, uma unha saudável demora entre 6 a 12 meses a crescer. Pelo que o tratamento deve ser feito durante esse tempo para garantir a total erradicação do fungo. Existem opções de tratamento com apenas uma aplicação semanal, tornando o tratamento mais cómodo.

Sete cuidados essenciais a ter com os pés

  1. Lave os pés diariamente e seque-os bem.
  2. Troque de meias diariamente
  3. Use chinelos ou outro tipo de proteção para os pés em locais e balneários públicos.
  4. Use calçado arejado ou que facilite a respiração do pé.
  5. Nunca partilhe calçado.
  6. Não adie o tratamento das suas unhas infetadas.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.