É um problema geralmente associado às mulheres e aos adolescentes. No entanto, a acne costuma ser mais intensa e severa nos homens em idade adulta.

Para além dos cuidados básicos de alimentação e higiene, hoje podemos contar com eficazes terapias para a combater.

Orlando Martins, dermatologista e director clínico da Clínica de Dermatologia do Areeiro, em Lisboa, diz-lhe quais são.

Os tratamentos mais eficazes

Peelings químicos

Ajudam a controlar a acne leve ou moderada ao eliminar o excesso de gordura e também os comedões e microquistos. Também se utilizam para melhorar as cicatrizes residuais. Consiste na aplicação de substâncias queratolíticas, variáveis segundo a profundidade do peeling escolhido, que vão renovar a superfície cutânea. Os mais superficiais melhoram a acne, enquanto os médios e profundos aplicam-se para corrigir as cicatrizes.

O dermatologista costuma começar com baixas concentrações destas substâncias e, à medida que comprova a tolerância da pele, aumenta-as. São necessárias seis a oito sessões para se ver resultados. Durante a aplicação do peeling, é normal sentir-se um ligeiro ardor e picadas suportáveis. Após o tratamento, a pele fica um pouco avermelhada, mas pouco tempo depois volta à sua cor natural.

Fotoquimioterapia

É feita com a aplicação de substâncias que aumentam a sensibilidade da pele a certos tipos de luz (omnilux, por exemplo) para posterior exposição à radiação ultravioleta, atenuando o processo inflamatório da acne.

Laserterapia

É usada para corrigir as cicatrizes da acne. O laser, que penetra na pele, provoca um aquecimento selectivo dos tecidos cutâneos, estimulando os fibroblastos e a regeneração da pele.

O laser permite uma destruição controlada das camadas superficiais da pele do rosto, estimulando a formação de colagénio e elastina sem danificar os tecidos envolventes. A pele fica muito sensível ao sol, daí que seja obrigatório usar protector solar nos seis meses após o tratamento.

Tipos de acne

1. Acne vulgar

É a forma mais frequente de acne e surge durante a adolescência. Caracteriza-se por lesões localizadas nas bochechas, testa e nariz, tais como pústulas, comedões (pontos negros e brancos) e pápulas avermelhadas ou inflamadas.

2. Acne quística

É uma das formas mais severas de acne e caracteriza-se pela presença de lesões quísticas e nodulares na cara, costas e tórax. Geralmente requer tratamento com medicamentos orais (isotretinoina) e pode deixar cicatrizes se não for tratada. Tenha, por isso, muito cuidado.

3. Acne medicamentosa

Alguns preparados farmacêuticos, nomeadamente cortisona, tratamentos hormonais, contraceptivos ricos em progesterona e doses fortes de vitamina B, podem causar acne.

4. Acne conglobata

Caracteriza-se pela predominância de pústulas e quistos muito próximos uns dos outros.

5. Acne de Verão

Surge após exposição solar intensa e dá origem a microquistos, sobretudo na testa, e pápulas vermelhas na zona das bochechas.

6. Acne fulminante

É uma forma rara de acne que surge acompanhada de febre e mal-estar e se assemelha à acne conglobata. É mais comum nos homens.

Mandamentos contra a acne

1. Limite a ingestão de gorduras

Ao contrário do que se pensa, a alimentação não está muito relacionada com a acne.

No entanto, quanto menos gordos forem os alimentos que ingere, menos sobrecarregado estará o fígado e melhor estará a sua pele.

2. Evite o stress

O stress estimula as glândulas supra-renais, que provoca um aumento de androgénios, favorecendo o aparecimento de borbulhas. Reduza a sua agenda, evite as substâncias estimulantes, faça exercício regularmente e relaxe.

3. Use os cosméticos adequados

Alguns cremes podem ser demasiado gordos para a sua pele. Use apenas produtos oil-free. Por outro lado, se tem a pele oleosa pode pensar que não precisa de usar hidratante. Se é o seu caso, não caia nesse erro. Hidrate a sua pele com um produto oil free. Para saber como o fazer de forma conveniente, clique aqui.

4. Limpe a pele

Se a sua pele estiver suja, as borbulhas surgem com mais facilidade. Limpe-a todos os dias de manhã e à noite, sem esfregar, com um produto adequado ao seu tipo de pele. Durante o dia, evite tocar com as mãos na cara.

5. Evite espremer as borbulhas

Pode agravar a situação, além de poder provocar cicatrizes.

Onde tratar

Estes são alguns endereços a que pode recorrer:

Clínica de Dermatologia do Areeiro
Av. Afonso Costa 20-22 Gal / Dtº. Lisboa
Telefones: 218 452 779 / 218 482 088
Internet:www.clinicadermatologiadoareeiro.com

EVEREVE - Clínica de Endocrinologia e Medicina Estética
Avenida do Bessa, nº167. Porto.
Telefones: 226 053 737 / 936 600 809 

Dermage – Clínica de Dermatologia e Rejuvenescimento
Lisboa: Avenida António Augusto Aguiar, 17 r/c.
Telefone: 213 554 455

Leiria: Rua Dr. Américo Cortez-Pinto, 4 – 1ºA.
Telefone: 917 070 170
Internet: www.dermage.pt

Corporación Dermoestética
Clínicas em Aveiro, Braga, Coimbra, Lisboa e Porto
Telefone: 707 25 25 25
Internet: www.corporaciondermoestetica.com

5 Sensi - Clínica médica e fisiatria
Rua Padre Himalaia nº 181. Viana do Castelo
Telefone: 258 838 415
Internet: www.5sensi.pt

Ana Teresa Estética e Cosmetica
Rua Julio Dinis, 911 - 1ºE. Porto
Telefones: 226 095 129 / 967 539 650
Internet:www.anateresaestetica.pt

Clínica Laser de Belém
Calçada da Ajuda, 72-B. Lisboa
Telefones: 213 600 350 / 213 617 210
Internet: www.clinicalaserdebelem.com

Texto: Rita Caetano com Orlando Martins (dermatologista e director clínico da Clínica de Dermatologia do Areeiro)

A responsabilidade editorial desta informação é da revista