- É o adequado?
- É o mais sensato?
- Qual o objetivo do dia de lixo?
A utilização de um dia de lixo, ou de um dia com mais calorias, visa de certa forma ajudar psicologicamente na manutenção do plano alimentar. Torna-se mais fácil cumprir um plano mais alimentar restrito quando temos um dia que podemos comer aquilo que desejamos, ou em maior quantidade. Este aumento calórico, acelera o metabolismo, evitando a estagnação na perda de peso!
Quando falamos em dia de lixo, a primeira ideia que nos ocorre é que podemos consumir todos e quaisquer alimentos sem controlo, chegando ao ponto de comer por gula. Este processo pode tornar-se uma doença, uma obsessão, evidenciando uma falta de controlo, que a longo prazo pode ser catastrófica!
Outro dos erros que pode influenciar a forma como nos relacionamos com os alimentos, é o chamar de lixo a algo que vamos ingerir e de preferência degustar. Nomenclar os alimentos que gostamos como lixo, é meio caminho andado para que o sentimento de culpa se instale, ou a longo prazo, numa má relação alimentar!
A comunidade científica apoia um aumento de calorias por um ou mais dias, mediante o necessário. Este aumento acelera o metabolismo, equilibra as hormonas responsáveis pela fome, bem-estar e recarrega o glicogénio muscular. Estas calorias devem ser maioritariamente em forma de hidratos de carbono e a quantidade calórica um pouco superior à de manutenção.
Evidentemente, existe sempre a possibilidade de incluir alguns alimentos mais desejados, no entanto, deve ser feito de forma profissional e devidamente estruturada.
Quando existe efetivamente um desejo enorme por determinados alimentos, existe a possibilidade de fazer apenas uma refeição onde esses alimentos são incluídos, tendo em conta que a refeição acaba quando se levantar da mesa. Desta forma, pode desfrutar da sua refeição cumprindo os objetivos, sem pôr em causa o progresso ou o relacionamento com a comida.
Advertimos quem tenha dificuldades de controlo alimentar a comer livremente durante vários dias.
A nossa recomendação passa por 1 a 3 dias, mediante o necessário, onde a quantidade calórica é mais elevada. A elevação calórica deve ser maioritariamente em forma de hidratos de carbono com as gorduras a estarem mais reduzidas.
Os hidratos de carbono, devem ser de preferência, das mesmas fontes utilizadas no plano alimentar diário, sendo que alguns alimentos mais desejados podem ser incluídos. Desta forma acreditamos que todos os benefícios de um dia mais alto caloricamente podem ser alcançados.
Comentários