E na questão do emagrecimento ou de fazer as chamadas dietas, a nossa mente precisa de estar fortalecida para isso mesmo. Para que depois não se deite tudo a perder, com desculpas constantes, falhas, medos e pensamentos desajustados. É necessário trabalhar e fortalecer a mente nesse sentido. Encarar a dieta como um novo estilo de vida e não como apenas mais uma dieta, em que perde 2 ou 3 kg e depois volta tudo ao mesmo.

Para fortalecer a sua mente, deixo-lhe aqui 4 dicas essenciais. A procura por um psicólogo tornará as coisas mais fáceis.

  1. Acreditar: Quando acreditamos de facto em algo, o nosso cérebro impulsiona estímulos e energia relativamente àquilo que desejamos. Contudo, quando não acredita, essa mesma energia não existe e, portanto, depressa chegam sentimentos como o desânimo, a desmotivação e a falta de força para continuar o processo de emagrecimento. Dou-lhe um exemplo simples: imagine a nossa seleção de futebol; se não acreditassem até ao fim, acha que teríamos ganho o Euro 2016? Eles jogaram com energia até ao fim, de modo a conseguirem alcançar o objetivo final. Custa, é certo, mas a partir do momento em que decidir acreditar, torna-se menos complicado.
  2. Se no passado falhou, não quer dizer que vá acontecer novamente: Isto são distorções cognitivas que fazemos, ou seja, raciocínios desadequados que não estão adaptados à nova realidade, mas sim a circunstâncias passadas. E, portanto, se falhou uma vez, não quer dizer que isso vá acontecer novamente. Pelo contrário, ao fim de várias tentativas, até ficamos mais “expert” no assunto e a tendência poderá mesmo ser conseguir e vencer. Aprendemos com os erros, com as “cabeçadas” que vamos dando e, por isso mesmo, estamos mais moldados para conseguir e para que desta vez seja tudo diferente. Porque acreditamos nisso mesmo!
  3. Foque-se na meta, ou seja, no mais importante. Por exemplo, num jogo de futebol o foco é vencer. Se marcarem um golo ficam contentes, se forem goleados, ficam tristes, mas com mais garra para lutar e vencer. Porquê? Porque o foco é ganhar. E isso acontece também com os processos de emagrecimento: o foco é a meta. Claro que até lá haverá obstáculos, mas não é isso o mais importante.
  4. Mude os seus pensamentos em relação à comida e ao exercício físico. Este parece-me um dos pontos mais importantes para fortalecer a mente. Há, de facto, pensamentos negativos associados à alimentação, à perda de peso e ao exercício físico. Pensamentos esses que nos levam a deslizar na dieta, a ficar no sofá ao invés de ir caminhar, de comer só mais uma bolacha, de desistir, de ficar frustrado. Portanto, há que mudar esses pensamentos, fortalecendo a mente e o processo de novo estilo de vida saudável.

Por Mafalda Leitão, Psicóloga nas Clínicas Em Forma

Leia também17 formas de controlar o peso quando tem pouco tempo

Saiba ainda25 truques inimagináveis para perder peso

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.