O corpo humano só se mantém saudável se for alimentado com bons alimentos. Uma alimentação equilibrada fornece ao organismo os nutrientes essenciais à manutenção dos tecidos e células; fortalece o sistema imunitário e dá a energia necessária para que o corpo se mantenha ativo ao longo do dia.

Uma boa alimentação pode ser eficaz na prevenção de determinadas doenças.

Deixo aqui alguns alimentos e as doenças que previnem.

Kiwi
O kiwi é originário da China, dos seus componentes fazem parte o ácido propeolítico que melhora a circulação sanguínea e combate o mau colesterol (LDL). A enzima actidina ajuda o organismo a digerir as proteínas. O kiwi é rico em vitamina C que ajuda a prevenir as gripes e é um excelente antioxidante que elimina os radicais livres e desempenha um papel fundamental no combate ao envelhecimento.

O kiwi também é rico em fibras, potássio, ferro, fósforo, cálcio, magnésio e crómio que têm um papel fundamental na prevenção de doenças cardíacas.

Este fruto é um ótimo regulador do trânsito intestinal, sendo muito eficaz contra a prisão de ventre.

Sumo de Kiwi
Ingredientes: 3 kiwis médios * 1 copo (2,5dl) de água * gelo e açúcar a gosto
Preparação: Descasque os kiwis e depois bata no liquidificador juntamente com a água durante 1 minuto. Depois adoce a gosto e acrescente os cubos de gelo.

Abacate
O abacate é rico em vitamina E, ácido fólico (B9), e um derivado proteico com ação antioxidante que combate o envelhecimento celular. O abacate contém ómega 9, ómega 7, ómega 6 e ómega 3, sendo este último protetor contra o cancro. É rico também em sitosterol, que previne a acumulação de colesterol. É rico em aminoácidos essenciais como a arginina, fenilalanina, lisina, etc. fundamentais ao normal funcionamento do organismo.

Salada de abacate
Ingredientes: Abacate * Tomate * Queijo feta * Coentros * Limão * Sal, azeite e pimenta do reino q.b.
Preparação: Corte o abacate, o tomate e o queijo feta aos pedaços. Misture tudo num prato, polvilhe com coentro, adicione algumas gotas de limão, um fio de azeite, uma poitada de sal e de pimenta do reino. A salada está pronta a servir.

Tomate
O tomate é rico em vitaminas, minerais e flavonoides, contém licopeno, um dos oxidantes mais poderosos que lhe confere a cor vermelha e evita a degenerescência celular que conduz ao envelhecimento. O tomate contribui para o fortalecimento das paredes celulares e purifica o organismo de substâncias tóxicas aumentando, assim, as defesas. O consumo diário de tomate previne o aparecimento de doenças do coração e dos vasos sanguíneos; também é benéfico para a visão, melhora o sistema nervoso e mantém a saúde da próstata.

Este sumo é um ótimo suplemento alimentar diário e uma excelente opção para homens que têm histórico familiar e pretendem prevenir problemas relacionados com a próstata.

Sumo de Tomate
Ingredientes: 5 tomates
Preparação: Descasque os tomates, retire-lhes as sementes e coloque no liquidificador ou na centrifugadora até obter um sumo espesso. Se desejar misture com sumo de laranja.

Espinafres

Os espinafres têm provitamina A e vitaminas C e E, todas elas antioxidantes. São também muito ricos em vitaminas do grupo B, como folatos, B2, B6, B3 e B1, que possuem uma ação anti envelhecimento.

Relativamente ao seu conteúdo mineral, os espinafres são ricos em ferro, magnésio, potássio, sódio, fósforo e iodo. Para além das vitaminas, são ricos noutras substâncias antioxidantes como o glutatião, os ácidos ferúlico, o cafeico e o beta-cumárico e carotenoides. Uma dieta rica em carotenos reduz o risco de degenerescência muscular relacionada com a idade, causa vulgar de cegueira nas pessoas idosas. Reduz também o risco de anemia e combate o colesterol. O espinafre pode ser consumido em saladas, sopas, etc.

Vários estudos recentes sugerem que a ingestão regular de legumes verde-escuros pode conferir proteção contra muitos tipos de cancro.

Salada de espinafres para combater a anemia
Preparação: Lave os espinafres com bastante água. Combine algum dos seguintes alimentos com a sua salada de espinafres – aguião, rabanete, couve-rábano, alho, cebolinho, alho-porro e cebola. Todos estes alimentos são ricos em ferro e ajudam a combater a anemia.

Soja
A soja é um grão rico em proteínas, cultivado como alimento tanto para humanos quanto para animais. A soja pertence à família Fabaceae (leguminosa), assim como o feijão, a lentilha e a ervilha. É muito usada na alimentação, sobretudo na indústria de óleos comestíveis. A palavra soja vem do japonês shoyu. A soja é originária da China e do Japão. Contém vitaminas A e E, e três vitaminas do grupo B – B1, B2 e B5. A vitamina ajuda a conservar os epitélios celulares, que revestem as superfícies do corpo e dos órgãos. A vitamina E tem um efeito antioxidante, combatendo os radicais livres e prevenindo o envelhecimento das células.

A Soja possui mais minerais do que qualquer outra leguminosa, sobretudo potássio e fósforo. A relação cálcio-fósforo é essencial para uma boa estrutura óssea. O potássio tem uma importante ação a nível muscular. A soja ajuda a prevenir alguns tipos de cancro, sobretudo na mulher após a menopausa, também contribui para o alívio dos sintomas na menopausa e ajuda a prevenir a osteoporose.

A soja pode consumir-se sob as mais variadas formas, grão, granulado, sumos, leite, iogurtes, margarina, sobremesas, tofu (que é um excelente substituto da carne) ou miso, que é soja fermentada e é muito utilizada em sopas. Hoje em dia é também possível consumir pão de soja.

Batido para combater os sintomas da Tensão Pré Menstrual (TPM)
Ingredientes: 1 banana * 1 copo de leite de soja natural

Preparação: Bata no liquidificador a banana e o leite de soja. Ingerir este batido todos os dias durante a semana que antecede o período menstrual ajuda a diminuir os sintomas da TPM. Se desejar, pode substituir a banana por outra fruta do seu agrado.
Iogurte para combater a osteoporose

Ingredientes: 1 iogurte natural * Fruta da sua preferência cortada em poedaços pequenos * 1 colher de sopa de kinako
Preparação: Verta para uma tigela todo o iogurte, junte a fruta. Adoce a gosto com mel, açucar ou adoçante. Kinako é a farinha de soja integral torrada e moída. É um ingrediente tradicional na culinária japonesa. É um alimento rico em vitamina B e proteína, por ser um alimento de soja.

BOX: Chocolate negro
O chocolate negro possui propriedades antioxidante graças aos seus flavonoides que ajudam a combater os sinais do envelhecimento. O chocolate negro ajuda na dilatação das artérias e no aumento do seu diâmetro, favorecendo assim a circulação sanguínea. Segundo estudos recentes, diminui a rigidez aórtica em cerca de 7% e previne a formação de trombos.

O chocolate negro estimula as funções cerebrais graças à fenetilamina, um alcaloide que atua como neurotransmissor cerebral.

BOX:Mel

O mel é um alimento, geralmente encontrado em estado líquido viscoso e açucarado, que é produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido de flores e processado pelas enzimas digestivas desses insetos, sendo armazenado em favos nas colmeias para servir de alimento às abelhas.

Usado na alimentação, os seus minerais são assimilados diretamente e contribuem para a manutenção do esqueleto (cálcio) e para a regeneração do sangue (ferro). O mel tem um alto poder nutritivo, pelo que é um substituto ideal do açúcar industrial ou refinado. As suas enzimas facilitam a boa assimilação de outros alimentos.

É um bom remédio contra a fadiga, pois fornece hidratos de carbono de absorção rápida e ajuda a repor as reservas gastas.

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