O ex-secretário de Estado da Saúde António Lacerda Sales considerou o inquérito aberto pela Ordem dos Médicos ao caso das gémeas luso-brasileiras tratadas em Portugal como uma "inqualificável intromissão na atividade de um órgão de soberania".
O Sindicato dos Enfermeiros (SE) denunciou que a inclusão do processo de vacinação sazonal nas farmácias comunitárias “foi mais um passo na asfixia do SNS”, afirmando que a taxa de inoculações baixou por falta de organização.
A Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiares (USF-AN) defende que o modelo das Unidades Locais de Saúde (ULS), sendo uma medida estruturante, não devia ser aplicado à pressa, sublinhando que não há dados que indiquem que tenha vantagem.
Os médicos de família fizeram “um balanço neutro” do primeiro ano de atividade da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), considerando que “há potencial para fazer mais”, apesar da sobrecarga de trabalho.
A Ordem dos Médicos pediu ao Conselho Disciplinar da Região Sul que avalie o comportamento dos médicos envolvidos no caso das gémeas luso-brasileiras para perceber se há matéria disciplinar em que possa ter intervenção, disse à Lusa o bastonário.
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) considerou hoje o veto do Presidente da República às alterações ao estatuto da Ordem "uma decisão muita ajustada" ao processo que foi desenvolvido de "forma muito caótica" e "muito impreparada".
Quase dois terços das pessoas com deficiência estariam em risco de pobreza em 2022 sem prestações sociais, contra 35,5% das pessoas sem deficiência, revela um relatório do Observatório da Deficiência, que destaca a incapacidade em reduzir estas disparidades.
A aplicação do aumento salarial dos médicos vai ter um impacto orçamental de 90 milhões de euros anuais, com efeito a partir do próximo ano, confirmou à agência Lusa o Ministério da Saúde (MS).
A Ordem dos Enfermeiros (OE) revelou hoje satisfação com o veto do Presidente da República à alteração dos estatutos, indicando que já pediu para ser ouvida pelo grupo parlamentar do Partido Socialista (PS).
A Câmara de Castanheira de Pera aprovou o regulamento de apoio à fixação de médicos que prevê um incentivo mensal de 2.200 euros para os profissionais que optarem por viver no concelho, disse hoje o presidente.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vetou hoje o decreto do parlamento que altera o Estatuto da Ordem dos Médicos, e promulgou o decreto que altera o Estatuto da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas.
A Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares defendeu hoje a importância de “um pacto de regime” entre os principais partidos para o desenvolvimento do SNS, para evitar mudar tudo “de um ano para o outro”, desperdiçando trabalho feito no terreno.
Os eurodeputados adotaram hoje uma revisão das chamadas diretivas "pequeno-almoço" para que os consumidores tomem decisões mais informadas sobre produtos agroalimentares como o mel, sumos de frutos e compotas.
A Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH) avaliou hoje positivamente o primeiro ano de intervenção da Direção Executiva do SNS, destacando a criação das unidades locais de saúde e o funcionamento em rede do Serviço Nacional de Saúde.
A Comissão Europeia publicou hoje a primeira lista da união de medicamentos críticos para fazer face à escassez nos 27, incluindo mais de 200 substâncias importantes para produzir fármacos.
Novas informações sobre o funcionamento do cérebro de pessoas com surdez congénita obtidas numa investigação liderada pela Universidade de Coimbra (UC), que foi hoje divulgada, poderão ajudar a desenvolver dispositivos que aumentem a sua qualidade de vida.
Uma criança de sete anos que estava internada desde sábado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) por suspeita de intoxicação alimentar grave faleceu na segunda-feira, confirmou hoje à agência Lusa fonte hospitalar.
A Polícia Marítima identificou 530 pessoas, das quais 25 foram constituídas arguidas, e apreendeu mais de uma tonelada de amêijoa no âmbito de uma operação realizada na segunda-feira no Samouco, no concelho de Alcochete, segundo a Autoridade Marítima.
A agência dos Estados Unidos para o desenvolvimento internacional USAID vai investir 35 milhões de dólares (cerca de 33 milhões de euros) num programa para reduzir a prevalência do VIH/Sida em Moçambique, foi hoje divulgado.
Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) identificaram uma proteína que pode ter implicações na demência e em perdas cognitivas, abrindo portas para "novas abordagens terapêuticas" em várias doenças neurológicas, entre as quais o Alzheimer.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) reiterou hoje o apelo a um cessar-fogo e à proteção dos cuidados de saúde e de assistência humanitária na Faixa de Gaza e enumera uma série de entraves graves impostos por Israel aos profissionais.
Os cheques dentista vão passar a ser também emitidos pela Linha Saúde 24 e o valor vai subir de 35 para 45 euros, segundo uma portaria hoje publicada em Diário da República.
Mais de 73% dos portugueses com 65 anos ou mais vacinou-se este ano contra a gripe, segundo a 3.ª vaga do relatório Vacinómetro, hoje divulgado, que revela também que a maioria das pessoas se vacinou por recomendação médica.
Um em cada seis portugueses com mais de 50 anos tem insuficiência cardíaca, um número que quase duplicou face às estimativas de há duas décadas, e cerca de 90% nem sequer sabe, indica um estudo que é hoje divulgado.