Quase três casos por dia de infeção por VIH/Sida foram diagnosticados no ano passado em Portugal, num total de 1.093 situações, o que equivale a uma taxa de 10,5 novas infeções por 100.00 habitantes, segundo um relatório oficial.
Os preços dos medicamentos vão baixar nos primeiros meses de 2015, prevendo-se poupanças de 15 milhões de euros para o Estado e de sete milhões de euros para os utentes, diz o presidente do Infarmed.
A Administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga anunciou hoje que tiveram início obras da primeira fase de beneficiação no Serviço de Urgência do Hospital de Aveiro, para melhorar a distribuição dos espaços e os circuitos dos doentes
O presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos denuncia que a falta de anestesistas obrigou a uma "redução de 20 a 24 cirurgias por semana", no Hospital Garcia de Orta, em Almada.
Mais de um terço dos utentes dos lares, centros de dia e serviços de apoio domiciliário de Cascais, Oeiras e Sintra têm diagnóstico ou suspeita de demência, segundo o Diagnóstico Social elaborado pelo projeto Cuidar Melhor nestes três concelhos.
Local de encontro para pessoas com demência, familiares e cuidadores, o “Café Memória” tem vindo a conquistar cada vez mais público e a chegar a vários pontos do país, abrindo as portas no sábado em Viana do Castelo.
O ministro da Saúde classificou de lamentável a greve nacional dos enfermeiros, que está hoje no seu segundo dia, tendo em conta o cenário que se vive nalguns hospitais devido ao surto de legionella em Vila Franca de Xira.
Trinta e oito das 336 pessoas infetadas no surto de legionella de Vila Franca de Xira continuam internadas nos cuidados intensivos, informaram hoje as autoridades de saúde e ambiente, adiantando que o risco de infeção é agora "praticamente nulo".
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses anunciou que a adesão à greve nos hospitais ronda hoje de manhã os 80 por cento, confirmando os valores que tinha registado durante o turno da noite.
O diretor geral da saúde revelou esta sexta-feira que as bactérias encontradas em doentes com legionella são semelhantes às detetadas numa torre de refrigeração da empresa Adubos de Portugal.
O ministro da Saúde declarou hoje extinto o surto de legionella, que começou no passado dia 07 e provocou 336 doentes e dez mortos, apesar de ainda poderem ocorrer mais óbitos.
O avião que transportou a médica espanhola retirada do Mali depois de se picar acidentalmente quando tratava um doente infetado com o vírus do ébola aterrou esta sexta-feira em Madrid cerca das 10h00 locais (09h00 em Lisboa).
Mais de 2,1 mil milhões de pessoas em todo o mundo - ou quase 30% da população mundial - tem excesso de peso ou é obesa. E o número deve aumentar até 2030, segundo um estudo divulgado esta quinta-feira.
Idosos carenciados, maioritariamente mulheres, com baixa escolaridade e elevada incapacidade e dependência são o retrato da população da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados na região sul do país, segundo um estudo da Ordem dos Enfermeiros.
A greve dos enfermeiros, em protesto pelos cortes salariais, que começou às 00h00 desta sexta-feira, registou uma adesão de 80% durante o turno da noite.
Um estudo da Ordem dos Enfermeiros revela que faltam 1.779 enfermeiros nas 117 unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados da região sul do país, para garantir o “funcionamento com segurança dos cuidados prestados”.
Os enfermeiros iniciaram, às 00:00 de hoje, o segundo e último dia de greve nacional em protesto pelos cortes salariais nas horas extraordinárias, exigindo a progressão na carreira e a reposição das 35 horas de trabalho semanais.
A chuva vai continuar a cair durante o fim de semana, mas com mais intensidade a partir de domingo, adiantou à agência Lusa a meteorologista Joana Sanches, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
O próximo ano deverá ser o primeiro em que há desemprego de médicos em Portugal, apesar de o país ter défice de clínicos e muitos emigrarem em busca de melhores condições de trabalho, segundo um retrato traçado pela Ordem.
O hospital Amadora-Sintra ficou sem radiologia de intervenção porque o único médico especialista foi dispensado e acabou por emigrar, uma situação que está a preocupar a Ordem dos Médicos.
Um elemento da administração do hospital Amadora-Sintra questionou um médico sobre qual o procedimento mais barato entre a amputação e colocação de uma prótese para salvar a perna a um doente, segundo uma denúncia feita à Ordem dos Médicos.
Várias médicas denunciaram a um advogado da Ordem dos Médicos que, nos concursos de seleção para unidades do Serviço Nacional de Saúde, lhes era perguntado se pretendiam engravidar, uma situação que o bastonário repudia veementemente.