A Guiné-Bissau registou na semana passada 61 novas infeções pelo novo coronavírus, aumentando o total de casos acumulado para 2.149 e o número de vítimas mortais para 33, disse hoje a entidade responsável pelo combate à pandemia de covid-19.
A aplicação móvel para rastreio de contágio StayaWay Covid está em fase piloto iniciando hoje os testes de segurança que deverão estar terminados dentro de duas semanas, anunciou hoje o secretário de Estado da Saúde.
A diretora-geral de Saúde disse hoje estar em investigação, em Montemor-o-Novo, um segundo foco do surto de covid-19 iniciado em Mora, distrito de Évora, onde se registam 40 infeções e “mais de 300 pessoas potencialmente envolvidas”.
A GNR de Torre de Dona Chama, no concelho de Mirandela, deteve no domingo um homem na feira da Bouça por "anunciar a venda de produtos para a cura da COVID-19, entre outras doenças", indicou hoje fonte policial.
Setenta estruturas residenciais para idosos em Portugal têm casos de COVID-19 com 542 utentes e 2017 funcionários com testes positivos, disse hoje o secretário de Estado da Saúde.
O despertar de um vírus pré-histórico congelado, o ressurgimento da varíola, a dengue que se instala na Europa, entre outras hipóteses dignas de filmes de catástrofe, estão a ser seriamente estudadas pelos cientistas, preocupados com o risco de epidemias ligadas ao aquecimento global.
Os Açores registam, nas últimas 24 horas, um novo caso de COVID-19, que deu origem a uma cadeia de transmissão secundária na ilha de São Miguel, e duas recuperações, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.
O número de pessoas infetadas com COVID-19 na vila alentejana de Mora subiu hoje para 42, estando internados no hospital em Évora quatro doentes, dois deles em cuidados intensivos, indicou o autarca.
Portugal registou até ao momento 54.234 infetados com o vírus SARS-CoV-2, 1.779 mortes associadas à COVID-19 e 39.800 recuperados. Os números foram divulgados esta segunda-feira no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
A produção do primeiro lote da vacina russa Sputnik V, criada pela Rússia contra a COVID-19, ultrapassou as 15 mil doses, declarou hoje a assessoria de imprensa da farmacêutica Binnopharm.
A Alemanha identificou 561 novos casos de COVID-19 nas últimas 24 horas, um número inferior aos registados na semana passada, mas descarta, para já, novo relaxamento das medidas de contenção.
A poucos dias do início de setembro, vários países da Europa prepararam o regresso presencial às escolas, mas as autoridades admitem estar preocupadas com uma segunda vaga de COVID-19, que tem estado a afetar mais jovens.
A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 770.429 pessoas e infetou mais de 21 milhões em todo o mundo, desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, baseado em dados oficiais.
Os hospitais de Beirute estão praticamente saturados com a chegada de pacientes de COVID-19, o que somado às consequências da explosão de 4 de agosto na capital leva o Líbano "à beira do abismo", afirmou o ex-ministro de Saúde Hamad Hassan, que renunciou ao cargo recentemente.
O Governo moçambicano vai distribuir 16 mil redes mosquiteiras tratadas com inseticidas pelo país, no âmbito de uma campanha, lançada hoje, para arrecadar fundos de reforço às estratégias de combate contra a malária.
O número de mortes por covid-19 em África é hoje de 25.618, mais 281 desde domingo, num universo de 1.118.814 infetados no continente, cujas regiões Austral e do Norte são as mais afetadas, segundo dados oficiais.
Uma equipa internacional coordenada pelo cientista Lino Ferreira, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC-UC), descobriu uma enzima (proteína) que está envolvida em doenças relacionadas com o envelhecimento vascular.
Cientistas norte-americanos detetaram microplásticos e nanoplásticos em órgãos e tecidos humanos e consideram a descoberta preocupante, ainda que falte informação sobre os efeitos na saúde.
Videográfico sobre os níveis de proteção das pessoas segundo o uso de máscaras no momento em que a pandemia do novo coronavírus se propaga em todo o mundo.
Cerca de 2.500 pessoas protestaram hoje na Praça de Colón, em Madrid, contra o uso obrigatório de máscaras e outras medidas de combate à pandemia impostas pelo Governo espanhol, segundo a estimativa avançada pela polícia à agência EFE.
O investigador Jorge Bravo, que encontrou “inconsistências” em bases de dados internacionais sobre a COVID-19, reforça a importância da “informação oficial e validada” se “sobrepor à outra informação que vai circulando”, pedindo mais rigor.
Uma análise às bases de dados da OMS, do Centro Europeu para o Controlo e Prevenção de Doenças e do Centro Chinês para o Controlo e Prevenção de Doenças mostrou “bastantes inconsistências” nos dados relativos à covid-19.
A Itália determinou o encerramento das discotecas e tornou obrigatório o uso de máscaras à noite em locais públicos, para impedir a propagação da pandemia de covid-19.