"Dos 328 atendimentos realizados na Aldeia Ruiva, Alvito da Beira, Cerejeira, Fróia e Malhadal, 97 destes foram feitos a pessoas residentes fora do concelho e que se encontravam de férias nas praias fluviais e zonas de lazer do concelho", refere, em comunicado, o município de Proença-a-Nova.

10 doenças que podem ser transmitidas por um aperto de mãos
10 doenças que podem ser transmitidas por um aperto de mãos
Ver artigo

Este foi o terceiro ano consecutivo que a UMS visitou as praias fluviais e zonas de lazer do concelho de Proença-a-Nova, sendo que o número de rastreios efetuados em 18 saídas superou o registado em 2016 e 2017.

Inserida no programa "Proença Anima o teu Verão", esta iniciativa sensibilizou os veraneantes para a exposição excessiva ao sol, hábitos alimentares e atividade física, além dos habituais rastreios de diagnóstico.

"Entre os principais problemas de saúde encontrados, estão a ingestão insuficiente de água em 193 dos casos e a falta atividade física em 170 do total dos atendimentos", lê-se na nota.

Os rastreios foram essencialmente realizados a pessoas com idade superior a 50 anos, com o público feminino a ter maior peso no total, representando 58%.

A UMS de Proença-a-Nova realizou rastreios à tensão arterial, pulsação e concentração de oxigénio no sangue, glicemia, colesterol e controlo de temperatura.

A avaliação de bioimpedância, que determina parâmetros biométricos como o índice de massa corporal (IMC), foi dos testes mais procurados.