Esta unidade de saúde, que estava a funcionar a título provisório no Centro de Saúde da Senhora da Hora, está agora instalada num edifício preexistente, disponibilizado pela Câmara de Matosinhos, e que a Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) remodelou e adaptou, revelou hoje à Lusa fonte da ULSM.

Atualmente, a USF Custóias tem uma equipa multidisciplinar de seis médicos, seis enfermeiros e cinco secretários clínicos que garantem cuidados a cerca de 11 mil utentes, na sua maioria residentes nas freguesias de Custóias, Guifões e Senhora da Hora, referiu. “O Conselho de Administração da ULSM acredita que o funcionamento desta USF neste novo espaço, na freguesia de Custóias, vem responder a uma vontade antiga da população e dos profissionais, garantindo maior acessibilidade e proximidade de cuidados de saúde”, salientou.

O investimento de 328 mil euros foi cofinanciado pelo programa Norte 2020 em 192 mil euros.

Além do ministro da Saúde, a cerimónia contará com a presença do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, do presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte, Pimenta Marinha, e do autarca de Matosinhos, Eduardo Pinheiro.

A ULSM tem 18 unidades de saúde, sendo 11 delas Unidades de Saúde Familiar, três Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados e quatro Unidades de Cuidados na Comunidade.