O país tem agora um total de 14 ativos, segundo os dados atualizados.

A coordenadora geral da comissão responsável pelo combate à covid-19, Odete da Silva Viegas, disse aos jornalistas que os 11 pacientes já foram transferidos para o centro de isolamento de Vera Cruz, em Díli, de onde, entretanto, saíram três pacientes já recuperados.

Os novos infetados são dois cidadãos indonésios e nove cidadãos timorenses, sendo quatro homens e sete mulheres, com idades compreendidas entre os 22 os 64 e que estavam em quarentena em vários locais de Díli.

Segundo explicou, os pacientes infetados viajaram até Timor Ocidental de várias províncias indonésias, incluindo Bali, Bandung, Molucas que entraram pela fronteira terrestre no passado dia 20 de janeiro.

Todos eles faziam parte de um grupo de 118 pessoas, timorenses e estrangeiros, que entraram no país, alguns dos quais depois de esperarem até três semanas na zona de Atambua, no lado indonésio da ilha, onde têm aumentado os casos de infeção.

“Muitos deles tinham feito testes, mas o prazo desses testes já tinha expirado e por isso voltaram a ser testados”, referiu.

As amostras foram recolhidas no dia 21 e os resultados conhecidos na sexta-feira.

Entretanto três pessoas que estavam infetadas recuperam, tendo já regressado a casa, pelo que há atualmente 14 casos ativos no país, com 50 recuperados desde o início da pandemia.

Atualmente há quase 450 pessoas em quarentena, com cerca de 320 pessoas ainda à espera de resultados aos seus testes.

Timor-Leste está atualmente no seu nono período de 30 dias de estado de emergência, com restrições à entrada e quarentena obrigatória, entre outras medidas.

O Governo solicitou já ao Presidente da República renovar o estado de exceção por mais 30 dias até ao inicio de março.