A doença, que afeta principalmente crianças entre os 5 e os 12 anos, atingiu o nível mais alto de incidência nos últimos anos de acordo com a Autoridade de Saúde Pública do Reino Unido. Todas as semanas surgem 600 novos casos neste país.

Em 2015, foram registados 17.586 casos da infeção, o número mais alto desde 1967, quando foram registados 19.305 casos no Reino Unido.

Também "durante os últimos cinco anos, houve mais de cinco mil casos em Hong Kong, algo que representa 10 vezes o número médio de casos registados anteriormente. E foram mais de 100 mil na China", revelou o professor Mark Walker, do Centro de Doenças Infecciosas da Austrália e autor de um estudo publicado na Scientific Reports em novembro do ano passado, escreve a BBC.

Leia também: Os 12 vírus mais perigosos do mundo

Em Portugal, não há registo nem notícias de um aumento significativo de casos nos últimos anos.

A escarlatina é uma infeção bacteriana causada por estreptococos do grupo A. É transmitida pelo contacto próximo de pessoas que têm a bactéria, frequentemente encontrada na garganta. É comum a transmissão pela saliva ou pelo contacto com objetos contaminados.

A doença é tratada com antibióticos e é, em geral, uma infeção leve. Os sintomas mais comuns são a descamação e vermelhidão na pele e na língua e pequenos pontos vermelhos no fundo do céu da boca, além de dor de garganta.

Leia ainda: As seis doenças da infância