No âmbito da comemoração do Dia Mundial do Rim, a Sociedade Portuguesa de Nefrologia vai promover uma sessão de esclarecimento gratuita sobre a saúde dos rins, na Universidade Sénior de Florbela Espanca, em Matosinhos, no dia 8 de Março, pelas 16 horas. Esta aula é aberta aos alunos da Universidade Sénior e a toda a população.

De acordo com Fernando Nolasco, presidente da Sociedade Portuguesa de Nefrologia “Esta iniciativa tem como objetivo principal sensibilizar a população sénior para a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença renal, que se estima que afete cerca de 800 mil pessoas, em Portugal.”

Dirigida por Caldas Afonso, nefrologista do Hospital de Santo António do Porto, esta palestra terá lugar nas instalações da Universidade Sénior de Florbela Espanca, na Rua Brito Capelo, nº 168. 

A doença renal crónica é caracterizada por uma deterioração lenta e irreversível dos rins e das suas funções. Na fase mais avançada da evolução da doença renal crónica, ou estádio 5, surge o esgotamento total das funções renais, que terão de passar a ser substituídas pela diálise ou por um transplante.

Todos os anos surgem mais de dois mil casos de doentes em falência renal. Em Portugal existem atualmente cerca de 16 mil doentes em tratamento substitutivo da função renal (cerca de 2/3 em diálise e 1/3 já transplantados), e outros dois mil aguardam, em lista de espera, por um transplante renal.

22 de fevereiro de 2012

@LPM Comunicação

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.