O aleitamento materno é uma das formas mais eficazes de assegurar a saúde e sobrevivência de uma criança. A falta de aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de idade de um bebé contribui para mais de um milhão de mortes evitáveis de crianças por ano, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A mesma organização revela que “menos de 40 por cento de crianças com menos de seis meses de idade são alimentadas exclusivamente com leite materno”, apesar de este ser o suporte adequado para mães e famílias e poder salvar muitas pequenas vidas. É neste contexto que a Maternidade Bissaya Barreto (MBB), à semelhança de anos anteriores, vai realizar um programa de actividades da instituição integrado na Semana Mundial do Aleitamento Materno, a realizar entre os dias 4 a 9 de Outubro.

O objectivo é reforçar o apoio prestado à mulher na prática do aleitamento materno, indo ao encontro do que é preconizado pela Organização Mundial de Saúde.
Trata-se de uma iniciativa que pretende envolver todos os profissionais de saúde relacionados com esta temática; sensibilizar e apoiar as mulheres que amamentam; e divulgar os benefícios do aleitamento materno junto da comunidade.

A semana do aleitamento na Maternidade Bissaya Barreto
Do vasto programa da semana do aleitamento da MBB, destaca-se o primeiro dia da iniciativa, 4 de Outubro, que será dedicado à divulgação do aleitamento materno aos utentes da Maternidade, através de meios audiovisuais em vários locais da instituição.

O terceiro dia do programa, 7 de Outubro, estará aberto às grávidas, famílias, amigos e população em geral. A parte da manhã, a partir das 9 horas, será preenchida por sessões de aconselhamento em aleitamento materno a grávidas adolescentes, a cargo das enfermeiras Ana Luísa Barreto, Ana Seabra e Aura Lourenço.

 O início da tarde, pelas 15 horas, está reservado para uma exposição sobre o aleitamento materno, dedicada a grávidas e famílias. De seguida, enfermeiras, grávidas, família e amigos poderão conhecer a Maternidade, através de uma visita pelas instalações.

Nesse mesmo dia, mas em Lisboa, a MBB estará a participar na 5ª Conferência da UNIFEC, como “Hospital Amigo dos Bebés”, relatando a sua experiência no auditório do Infarmed. A moderar o painel “Percurso de um Hospital em Portugal” estará a profissional do Centro Hospitalar de Coimbra (CHC), Dr.ª Adelaide Taborda.

“Como apoiar a amamentação após a alta da Maternidade” será o tema a debater no dia 8 de Outubro, dirigido sobretudo a centros e técnicos de saúde. As sessões vão ter início com a experiência do cantinho da amamentação da MBB e também do Centro de Saúde Norton de Matos.

 As trocas de experiências vão continuar, desta feita, com o exemplo do apoio à amamentação por um conselheiro em aleitamento materno do Centro de Saúde Fernão de Magalhães e os exemplos do apoio domiciliário após a alta hospitalar do Hospital de Aveiro e do Centro de Saúde de Buarcos. A esta temática seguir-se-á uma sessão solene com representantes da ARS Centro, do Conselho de Administração do CHC, com a Dr.ª Fernanda Águas e com a Enf.ª Ana Paula Gaudêncio.

O último dia da Semana do Aleitamento Materno será comemorado no Centro Comercial Dolce Vita, através da criação de um espaço lúdico e informativo, onde estarão presentes responsáveis da MBB para esclarecer as dúvidas da população. O objectivo final é sensibilizar toda a comunidade para a importância e benefícios do aleitamento materno.

Semana Mundial do Aleitamento Materno no Forum Coimbra
O Forum Coimbra comemora a Semana Mundial do Aleitamento Materno com a organização de uma iniciativa, em parceria com a Maternidade Daniel Matos, que pretende divulgar e promover o aleitamento materno e todos os seus benefícios.

De 4 a 7 de Outubro, o Piso 0, Flame Mall do Forum Coimbra, vai receber duas sessões de esclarecimento sobre o tema com a participação de enfermeiros especializados em aleitamento materno, que vão estar disponíveis para responder a todas as dúvidas e questões dos visitantes.

A primeira sessão realiza-se no dia 5 de Outubro, às 15h00, com António Ferreira que abordará a importância da amamentação e os benefícios do leite materno para o desenvolvimento da criança. Às 19h30 tem início a segunda sessão com a participação de Paula Amado para falar sobre as vantagens do aleitamento materno para a criança, mãe e família, assim como dos direitos da mulher que amamenta.

O objectivo é sensibilizar para a importância do aleitamento materno exclusivo
até aos 6 meses de vida e para a sua manutenção, com alimentos complementares,
pelo menos, até ao segundo ano de vida, de acordo com a Organização Mundial de Saúde
(OMS).

Este ano a Semana do Aleitamento Materno visa o debate de dez medidas essenciais:

- Ter uma política de promoção do aleitamento materno escrita, afixada, a
transmitir regularmente a toda a equipa de cuidados de saúde.
- Dar formação
à equipa de cuidados de saúde para que implemente esta política.
- Informar
todas as grávidas sobre as vantagens e a prática do aleitamento materno.
-
Ajudar as mães a iniciarem o aleitamento materno na primeira meia hora após o
nascimento.
- Mostrar às mães como amamentar e manter a lactação, mesmo que
tenham de ser separadas dos seus filhos temporariamente.
- Não dar ao
recém-nascido nenhum outro alimento ou líquido além do leite materno, a não ser
que seja segundo indicação médica.
- Praticar o alojamento conjunto:
permitir que as mães e bebés permaneçam juntos 24 horas por dia.
- Dar de
mamar sempre que o bebé queira.
- Não dar tetinas, bicos artificiais ou
chupetas às crianças amamentadas ao peito.
- Encorajar a criação de grupos
de apoio ao aleitamento materno, encaminhando as mães para estes, após a alta do
hospital ou maternidade.

2010-10-04

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.