“Hoje e amanhã [terça-feira] serão dias de céu pouco nublado ou limpo, embora com alguma nebulosidade no interior centro e sul. Vamos ter também uma pequena subida da temperatura máxima”, adiantou a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com Madalena Rodrigues, o vento vai soprar fraco a moderado do quadrante leste e nas terras altas das regiões do norte e centro, com rajadas que podem atingir os 70 quilómetros por hora.

“Amanhã [terça-feira], não será um dia muito diferente, estando prevista apenas uma pequena descida da temperatura máxima da ordem dos 03 graus Celsius”, declarou. A especialista indicou que esta segunda-feira as temperaturas máximas vão oscilar entre 34 e 36 graus celsius na região sul e Vale do Tejo.

Leia também: 10 alimentos que o protegem do sol

“Amanhã [terça-feira] prevê-se uma pequena descida das temperaturas no litoral norte e centro, mas nada de significativo. Depois, vão manter-se sempre com os mesmos valores: acima dos 30 graus”, adiantou. A tendência para o resto da semana, segundo Madalena Rodrigues, é de céu pouco nublado ou limpo, vento fraco a moderado e valores das temperaturas máximas acima dos 30 graus, principalmente na região sul e Vale do Tejo.

Radiação ultravioleta perigosa

Oito regiões do país apresentam risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV) e outras 17 estão com níveis muito altos. Em risco extremo estão as regiões de Bragança, Braga, Coimbra, Guarda, Penhas Douradas, Porto, Viseu e Vila Real. O instituto colocou também as regiões de Aveiro, Beja, Castelo Branco, Évora, Faro, Funchal, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto Santo, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Santa Cruz das Flores e Ponta Delgada em risco muito alto.

Quanto ao estado do tempo, o instituto prevê esta segunda-feira, no continente, céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade nas regiões do interior sul durante a tarde.

Clique em página seguinte para ver as temperaturas

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante leste, soprando moderado de noroeste no litoral oeste, em especial durante a tarde e moderado a forte nas terras altas, em especial nas regiões norte e centro, até ao meio da manhã e para o final do dia, e pequena subida de temperatura, em especial da máxima.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas e vento moderado de norte, com rajadas até 60 quilómetros por hora, soprando por vezes forte nas terras altas.

Para os Açores a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros fracos especialmente na madrugada e vento fraco a bonançoso.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 20 e 34 graus Celsius, no Porto entre 17 e 29, em Vila Real entre 14 e 31, em Viseu entre 15 e 31, em Bragança entre 11 e 31, na Guarda entre 12 e 28, em Coimbra entre 17 e 33, em Castelo Branco entre 19 e 34, em Portalegre entre 21 e 34, em Santarém entre 17 e 37, em Évora entre 16 e 36, em Beja entre 17 e 36, em Faro entre 18 e 27, no Funchal entre 19 e 23, em Ponta Delgada entre 17 e 23, na Horta e em Santa Cruz das Flores entre 17 e 22.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.