O protocolo para a criação destas valências na unidade já foi assinado entre a Câmara de Reguengos de Monsaraz (PS) e a Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo e ratificado pelo Governo. O acordo, realçou o município, visa também “a manutenção” na unidade de Saúde das especialidades de fisioterapia, psicologia e dietética, que já eram asseguradas pela câmara.

O gabinete de estomatologia a criar no centro de Saúde vai contar com um higienista oral e um médico dentista, cabendo ao município o investimento nas obras de adaptação e no equipamento necessário para o funcionamento.

A contratação e a totalidade dos encargos do dietista também vão ser suportadas pela autarquia, que vai ainda ser responsável por metade dos custos do fisioterapeuta e parte do vencimento do terapeuta da fala.

Já a ARS Alentejo, explicou a câmara, vai requalificar o centro de Saúde e dotar os gabinetes de fisioterapia, de psicologia, de estomatologia, da terapia da fala e do projeto de prevenção e combate à obesidade com “todos os equipamentos, mobiliário e material necessários ao seu regular e pleno funcionamento”. “Esta entidade vai ainda suportar os encargos com a contratação do psicólogo, do médico dentista e os custos dos outros técnicos, em parceria com a autarquia”, pode ler-se num comunicado do município.

Segundo o autarca deste concelho alentejano, José Calixto, o protocolo consolida “o excelente relacionamento” existente com a ARS e contribui para “fomentar as políticas de proximidade junto da população”, proporcionando “mais especialidades no centro de Saúde e nas extensões de Saúde das freguesias”.

Para o presidente da ARS Alentejo, José Robalo, a parceria com o município significa “a continuação do que já se fazia neste concelho”. “O que pretendemos é que exista proximidade com os utentes em especialidades que estamos a desenvolver e em exames complementares de diagnóstico”, afirmou.

10 dicas para evitar os dentes amarelos (vai custar, mas compensa)