A Merck Serono anunciou os quatro finalistas da campanha Real MS: Your Innovation, a competição internacional de design, que chama a comunidade de pessoas que convivem com a Esclerose Múltipla (EM) a ter ideias únicas e inovadoras, que venham a ajudar os doentes a superar os desafios diários.

Mais de 100 participantes de todo o Mundo responderam ao desafio de apresentar ideias únicas e inovadoras de aparelhos ou de aplicações online, que pudessem vir a minimizar alguns dos problemas da vivência com EM. Depois de uma votação online, o painel internacional de jurados anunciou os quatro finalistas:

Suporte para desporto
Brian Light, Canadá
Fanático pelo voleibol, Brian Light não quer que a EM o leve a deixar o desporto. Como tal, criou um suporte de ajuda na locomoção com seis pernas, oito rodas e um sistema de correias, que fornece equilíbrio e estabilidade. Este aparelho está dirigido a quem não tem equilíbrio ou força nas pernas, para se manter em pé ou fazer manobras. Desta forma, Brian consegue manter as mãos livres para poder jogar o desporto que ama.

Muleta multifuncional
Sherri Crider-Luckieye, Estados Unidos
Para Sherri, uma mulher muito activa, tornou-se difícil conseguir alcançar objectos pouco acessíveis, quando tinha, ao mesmo tempo, que se manter apoiada nas duas muletas. Por isso, desenvolveu a sua ideia de muleta multifuncional, um aparelho que permite a pessoas com mobilidade reduzida, como ela, caminhar e chegar a artigos ao mesmo tempo.

Elevador de pernas
Sue Buck, Estados Unidos da América
A Sue é inflexível: a EM não lhe pode roubar a independência. Como se torna difícil levantar as pernas sem ajuda, Sue teve a ideia do elevador de pernas:tiras simples e elegantes, que se ajustam ao joelho e ajudam a levantar as pernas. Com uma simples manobra, o elevador ajuda a subir e descer escadas, a entrar e sair de veículos e a ultrapassar outras tarefas diárias.

Aplicação de Smart Phone para pessoas em cadeira de rodas
Sigrid Richter, Suíça
Toda a sua vida, Sigrid observou pessoas com mobilidade reduzida a ter dificuldades em lugares públicos. A sua ideia consiste numa aplicação, para um Smart Phone, que ajuda pessoas com mobilidade reduzida, sobretudo aquelas com EM, a encontrar acessibilidades em locais do dia-a-dia como restaurantes, lojas, cinemas, parques de estacionamento e transportes públicos.

O que diz o painel de jurados:
“Como designer com mais de 10 anos de experiência em cuidados de saúde, estou verdadeiramente inspirado com a diversidade e criatividade das ideias que vimos durante esta competição”, afirmou Axel Unger, membro do painel internacional de jurados e Director Geral da IDEO, multinacional que trabalha em inovação, sedeada em Munique. “As quatro ideias finalistas representam a criatividade e inspiração da sociedade com EM, as várias necessidades com que estas pessoas se debatem diariamente, e o poder de ouvir directamente as pessoas com EM, tendo como objectivo serem apresentadas soluções positivas”.

15 de novembro de 2011

@Merck

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.