O requerimento do PSD assinado pelos deputados Adão Silva, Ricardo Baptista Leite e Luís Vales é dirigido ao presidente da Comissão Parlamentar de Saúde e deu entrada hoje no parlamento, dia em que foi denunciada uma falha no serviço de radiologia do Instituto Português de Oncologia de Lisboa.

Os 10 sintomas menos conhecidos do cancro da mama
Os 10 sintomas menos conhecidos do cancro da mama
Ver artigo

O grupo parlamentar do PSD quer explicações de Adalberto Campos Fernandes ”sobre o estado de degradação em que, presentemente, se encontra o Serviço Nacional de Saúde”, refere o documento.

Os sociais-democratas alertam para a “multiplicação dos casos de encerramentos de serviços hospitalares por falta de pessoal”, para a falta de solução dos problemas da ala pediátrica do Hospital de São João, no Porto, e para o encerramento de serviços na oncologia do Hospital Santa Maria, em Lisboa.

O pedido de suspensão de funções, apresentado na segunda-feira, de cerca de 30 diretores de serviços, unidades e coordenadores de valências do Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV), em protesto contra a “degradação progressiva de vários serviços” no estabelecimento, é também uma das razões que motivou os deputados do PSD a requerer a audição urgente do ministro da Saúde.

Os sociais-democratas citam, ainda, no documento, a Assembleia de Representantes da Ordem dos Médicos, que considerou que a “pressão excessiva e a interferência, por parte da tutela, nas boas práticas médicas e, consequentemente, na qualidade da medicina (…) ultrapassou o limite do aceitável”.

Os deputados consideram “perturbante” a realidade que se vive no Serviço Nacional de Saúde e, por isso, querem “obter explicações” do Governo.