A deterioração progressiva das articulações, provocada pela artrite reumatóide (AR), tende a impossibilitar a concretização das mais variadas tarefas do quotidiano dos doentes com a mesma fluidez de quem não padece da doença.

A pensar nesta realidade, e dando forma a um sonho antigo de todos aqueles que sofrem com esta patologia, será apresentado, no próximo dia 30 de Junho, às 10h30, no auditório da Roche Farmacêutica, o Programa “Liberdade de Movimentos” que reúne um conjunto de filmes educativos, sobre fisioterapia para pessoas com Artrite Reumatóide, que estará disponível através de um DVD ou na internet num site a ser divulgado no dia do evento.

A apresentação desta ferramenta, pensada e concebida por vários profissionais de saúde para melhorar a qualidade de vida dos doentes, através de exercícios que pretendem tornar as suas acções mais fáceis e menos dolorosas, contará com a participação de Fernanda Freitas, jornalista e pivot do filme, e de Fernando Carrega, fisioterapeuta e responsável pelo plano de exercícios do vídeo.

Do programa consta ainda a intervenção “A Artrite Reumatóide e a relevância deste DVD para os doentes”, a cargo de Arsisete Saraiva, presidente da associação de doentes ANDAR, e a apresentação dos resultados do estudo “Needs and Expectations in Rheumatoid ARthritis – Do we know our patients needs?”, por Luís Cunha-Miranda, reumatologista.

Durante o evento os participantes serão convidados a experimentar um protótipo de mão de um doente com AR, de forma a experienciarem as dificuldades sentidas pelas pessoas que sofrem desta patologia incapacitante, que pode encurtar a vida dos doentes entre dez a 15 anos, em caso de diagnóstico tardio ou de um tratamento não adequado.

Também a recriação dos exercícios do filme procurará exemplificar como exercícios simples poderão auxiliar os doentes. Mais do que um instrumento, “Liberdade de Movimentos” é um conceito, uma forma de encarar o dia-a-dia e potenciar uma melhor qualidade de vida a quem sofre da doença, com um plano de fisioterapia adaptado aos seus anseios e limitações.

Em Portugal, são cerca de 40 mil as pessoas que sofrem de Artrite Reumatóide (AR), uma doença inflamatória crónica que, pelas suas características, tem um impacto significativo na qualidade de vida do doente e seus familiares.

28 de junho de 2011

Fonte: Guess What

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.