Sandra Bento, da AMA, disse à Lusa que o regresso da professora que é uma referência no ensino do Yoga em Portugal vai acontecer no mesmo espaço onde, na década de 1970, Helena Branco introduziu esta prática na cidade de Santarém e onde é atualmente a sede da associação e da Federação Portuguesa de Yoga.

A aula, marcada para as 11:00, é aberta e acontece no âmbito de um programa, inserido nas festas da cidade de Santarém, com início no sábado de manhã com uma aula aberta de Yoga por Margarida Louro e, à tarde, uma palestra sobre alimentação saudável, funcionando ao longo do dia “mini-consultas” de terapias alternativas, no espaço da AMA (no antigo Jardim-de-Infância da Feira).

Os segredos da professora de ioga mais velha do mundo. Tem 98 anos
Os segredos da professora de ioga mais velha do mundo. Tem 98 anos
Ver artigo

No domingo, há sessões sobre “desenho rápido”, com o artista plástico João Maria Ferreira, uma aula de pintura ao ar livre e exposição de pintura, realizando-se na segunda-feira sessões de massagens para bebés, reflexologia e podologia, finalizando o programa com uma palestra sobre “O Som Universal” e uma aula aberta de Aikido.

Festas da cidade de Santarém começaram na quinta-feira

As festas da cidade de Santarém começaram na quinta-feira à noite com noite de fados e uma homenagem póstuma ao fadista António Pelarigo, e têm em destaque as atuações de Cuca Roseta, no domingo à noite, e de Calema, no sábado, além de vários eventos ligados às tradições taurinas.

10 tipos de ioga (no mínimo) muito estranhos
10 tipos de ioga (no mínimo) muito estranhos
Ver artigo

A animação decorre no antigo Campo da Feira e na Casa do Campino, onde se realiza uma Feira de Artesanato, da responsabilidade das instituições particulares de solidariedade social do concelho, com as madrugadas a serem animadas por DJ como Vassalo, Handsup, Olga Ryazanova e Paulino Coelho.

Entre as atividades programadas incluem-se as tradicionais largadas de toiros, tendo a “festa brava” vários momentos como dois festivais taurinos no sábado e um espetáculo no domingo, promovidos pela Aplaudir na Monumental Celestino Graça e cujas receitas reverterão para as vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande.

Em vários espaços da cidade decorrerão atuações de ranchos folclóricos, encontros desportivos de várias modalidades e a inauguração de várias exposições, como a que estará patente no Fórum Actor Mário Viegas, dedicada ao Cavalo e com desenho, pintura e escultura dos artistas plásticos Serrão de Faria, João Veiga, Martins Correia, Manuel Fernandes, Rui Fernandes, César Pires e Pedro Fonseca Lopes.

No recinto junto à Casa do Campino, onde foi instalado o palco, este ano com soluções de insonorização para evitar as queixas dos moradores da zona e uma tenda devido às condições meteorológicas, funcionam tasquinhas e espaços de animação.

Na segunda-feira, feriado municipal, à missa e procissão de S. José, juntam-se a tradicional homenagem aos funcionários aposentados do município e a atribuição de placas toponímicas a várias ruas da cidade.