
Sandra Bento, da AMA, disse à Lusa que o regresso da professora que é uma referência no ensino do Yoga em Portugal vai acontecer no mesmo espaço onde, na década de 1970, Helena Branco introduziu esta prática na cidade de Santarém e onde é atualmente a sede da associação e da Federação Portuguesa de Yoga.
A aula, marcada para as 11:00, é aberta e acontece no âmbito de um programa, inserido nas festas da cidade de Santarém, com início no sábado de manhã com uma aula aberta de Yoga por Margarida Louro e, à tarde, uma palestra sobre alimentação saudável, funcionando ao longo do dia “mini-consultas” de terapias alternativas, no espaço da AMA (no antigo Jardim-de-Infância da Feira).
No domingo, há sessões sobre “desenho rápido”, com o artista plástico João Maria Ferreira, uma aula de pintura ao ar livre e exposição de pintura, realizando-se na segunda-feira sessões de massagens para bebés, reflexologia e podologia, finalizando o programa com uma palestra sobre “O Som Universal” e uma aula aberta de Aikido.
Festas da cidade de Santarém começaram na quinta-feira
As festas da cidade de Santarém começaram na quinta-feira à noite com noite de fados e uma homenagem póstuma ao fadista António Pelarigo, e têm em destaque as atuações de Cuca Roseta, no domingo à noite, e de Calema, no sábado, além de vários eventos ligados às tradições taurinas.
A animação decorre no antigo Campo da Feira e na Casa do Campino, onde se realiza uma Feira de Artesanato, da responsabilidade das instituições particulares de solidariedade social do concelho, com as madrugadas a serem animadas por DJ como Vassalo, Handsup, Olga Ryazanova e Paulino Coelho.
Entre as atividades programadas incluem-se as tradicionais largadas de toiros, tendo a “festa brava” vários momentos como dois festivais taurinos no sábado e um espetáculo no domingo, promovidos pela Aplaudir na Monumental Celestino Graça e cujas receitas reverterão para as vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande.
Em vários espaços da cidade decorrerão atuações de ranchos folclóricos, encontros desportivos de várias modalidades e a inauguração de várias exposições, como a que estará patente no Fórum Actor Mário Viegas, dedicada ao Cavalo e com desenho, pintura e escultura dos artistas plásticos Serrão de Faria, João Veiga, Martins Correia, Manuel Fernandes, Rui Fernandes, César Pires e Pedro Fonseca Lopes.
No recinto junto à Casa do Campino, onde foi instalado o palco, este ano com soluções de insonorização para evitar as queixas dos moradores da zona e uma tenda devido às condições meteorológicas, funcionam tasquinhas e espaços de animação.
Na segunda-feira, feriado municipal, à missa e procissão de S. José, juntam-se a tradicional homenagem aos funcionários aposentados do município e a atribuição de placas toponímicas a várias ruas da cidade.
Comentários