O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, participou na sessão de lançamento da iniciativa "Skills 4 pós-Covid - Competências para o futuro", que decorreu nas instalações do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB).
Esta iniciativa, promovida com a Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e em articulação com as instituições de ensino superior e empregadores públicos e privados, tem por objetivo reforçar e valorizar a resposta conjunta dos sistemas de ciência e ensino superior aos desafios induzidos pela covid-19 em estreita articulação com as empresas.
"Ninguém estava preparado para uma situação destas [pandemia] e foi bom ver como as instituições de ensino superior se conseguiram adaptar, nomeadamente no ensino à distância. Isto foi uma aprendizagem que ficou e que achamos que deve e pode ser útil também nas novas formas de relacionamento com o mundo empresarial", afirmou João Sobrinho Teixeira.
O governante realçou a necessidade da existência de uma ligação cada vez maior dos alunos às empresas e da necessidade de haver uma quebra dessa barreira física geradora de dificuldades.
"Isto [covid-19] gerou aqui uma aprendizagem para que possa haver essa ligação às empresas e, a partir daí, gerarmos novas formas de inovação pedagógica", frisou.
O secretário de Estado sublinhou que o motivo da sua deslocação e o périplo que o Governo fará pelo país prende-se com a mensagem de que vai haver um pós-covid.
"Vamos aproveitar muito daquilo que a covid nos trouxe, infelizmente pela doença, mas vamos aproveitá-lo no sentido de poder ter um retorno e gerar dinamismo dentro das instituições, gerar dinamismo com as empresas e gerar também dinamismo de coesão territorial".
A iniciativa "Skills 4 pós-Covid - Competências para o futuro" pretende identificar os principais constrangimentos, desafios e oportunidades que a pandemia introduziu ou aprofundou nas atividades de ensino superior e na sua relação com a ciência e os mercados de trabalho, públicos e privados.
Tem ainda como objetivo antecipar o papel que as instituições de ensino superior terão no período pós covid-19, avaliando não só as transformações socioeconómicas em curso, em particular no que diz respeito à natureza das competências procuradas, mas também como é que o sistema de ensino superior pode influenciar este processo de transição.
Por último, pretende ainda identificar e fomentar novas abordagens nos mais diversos níveis de funcionamento e organização das instituições de ensino superior, que permitam capacitar a resposta aos desafios introduzidos pela pandemia e que incluem soluções inovadoras a nível institucional, de forma colaborativa e em rede, estimulando arranjos colaborativos e consórcios de formação avançada, investigação e inovação, envolvendo instituições de ensino superior com empregadores e outras entidades públicas e privadas.
Comentários