Investigadores da Universidade de Queensland, na Austrália, debruçaram-se sobre o triclosan, um composto utilizado em mais de 2.000 produtos de higiene pessoal, nomeadamente sabonetes líquidos, pastas de dentes, elixires bucais, desodorizantes e cremes hidratantes.

Acha mesmo que se sabe lavar? 15 erros que comete no banho
Acha mesmo que se sabe lavar? 15 erros que comete no banho
Ver artigo

Embora se saiba que o uso excessivo de antibióticos - assim como o seu tratamento incorreto - esteja a criar bactérias multirresistentes, a equipa desconhecia, até à data, que outros químicos pudessem interferir no aumento dos casos de resistência antibiótica.

Porém, algo captou a atenção dos cientistas, nomeadamente Jianhua Guo, líder do estudo:

As águas residuais de áreas residenciais possuem níveis semelhantes ou mesmo superiores de bactérias resistentes aos antibióticos e material genético resistente a antibióticos em comparação com as águas dos hospitais

"Daí questionarmo-nos se produtos químicos não-antibióticos e antimicrobianos, como o triclosan, poderiam induzir diretamente a resistência a antibióticos", acrescenta em declarações ao Guardian.

Será o triclosan um novo culpado?

10 truques médicos para se livrar dos dentes amarelos
10 truques médicos para se livrar dos dentes amarelos
Ver artigo

Na verdade, uma série de estudos prévios sugere que o triclosan tem efeitos que vão além das suas propriedades antimicrobianas. Em laboratório, este químico pode, por exemplo, tornar algumas bactérias mais fortes e mais difíceis de matar. Os cientistas suspeitam, por isso, que o composto possa também adulterar o sistema imunitário, algumas hormonas e até afetar a fertilidade do ser humano.

"Estas descobertas fornecem evidência forte de que o triclosan encontrado em produtos de higiene pessoal está a acelerar a disseminação da resistência aos antibióticos", conclui Jianhua Guo, alertando para o efeito acumulativo dos resíduos deste químico nas águas residuais.

O triclosan é um antissético e tem sido associado ao aparecimento de doenças cancerígenas em animais. Este químico contribui, no caso das pastas de dentes, para prevenir - por exemplo - gengivites e periodontites.

10 coisas que faz na casa de banho e que não devia
10 coisas que faz na casa de banho e que não devia
Ver artigo

Jianhua Guo recorda ainda que este composto químico é usado em quantidades elevadas diariamente, por estar presente em vários produtos de uso quotidiano.

"Esta descoberta oferece forte evidência de o triclosan encontrado nos produtos de higiene pessoal [...] está a acelerar a expansão da resistência aos antibióticos", revela ainda no estudo.

Calcula-se que a resistência antimicrobiana mate atualmente 700.000 pessoas por ano, número que poderá aumentar para 10 milhões em 2050, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).