Após uma primeira edição de sucesso, em Oeiras, o Passeio da Memória volta a reunir adeptos da caminhada. Este ano, a Alzheimer Portugal decidiu alargar a iniciativa a várias cidades do país. No dia 23 de setembro, Coimbra, Funchal, Matosinhos e Oeiras irão servir de palco a um passeio que visa promover a necessidade de haver um diagnóstico precoce da doença de Alzheimer.

Integrado no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, o Passeio da Memória estará aberto a todas as gerações, promovendo o convívio entre netos, pais e avós e a adoção de estilos de vida saudáveis através da interação social. O objetivo da caminhada passa por sensibilizar a população para os sintomas iniciais da demência, a fim de melhorar a qualidade de vida dos doentes e dos seus cuidadores.

Como membro da Alzheimer Europe, a Alzheimer Portugal participa ativamente no movimento mundial e europeu sobre as demências, procurando reunir e divulgar os conhecimentos mais recentes sobre a doença de Alzheimer, promovendo o seu estudo, a investigação das suas causas, efeitos, profilaxia e tratamentos.

O Passeio da Memória, sob a designação Memory Walk, é uma iniciativa lançada há alguns anos nos EUA, pela Alzheimer Association e que se propagou a diversos países do mundo, com notável sucesso nos seus efeitos de alerta para o gravíssimo problema das demências, cujo principal factor de risco é o envelhecimento. Em Portugal, o evento existe desde 2011.

O Passeio da Memória terá lugar no dia 23 de setembro de 2012, pelas 09h30m, em Oeiras, Coimbra, Matosinhos e Funchal, numa iniciativa que pretende apelar à participação de várias gerações, juntando netos, pais e avós, num momento de convívio e interação social.

22 de setembro de 2012

@SAPO

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.