Aquilo que seria apenas um detalhe ou reflexo numa foto tornou-se para Owen Scrivens um sinal de que algo poderia não estar bem.

Owen Scrivens, médico e pai de Jaxon, estranhou o reflexo branco no fundo do olho esquerdo do filho de um ano e dois meses e decidiu procurar a ajuda de um colega oftalmologista para tirar teimas.

Segundo o jornal britânico Metro, uma análise especializada e direcionada permitiu detetar um tumor rar no olho da criança. "Procurei algumas fotografias antigas e é possível perceber o momento em que o olho muda em meados de novembro", contou o pai ao referido jornal, explicando ainda que também começou a notar sinais de estrabismo no menino.

A criança foi diagnosticada com um retinoblastoma, um tipo raro de cancro que começa na retina. Um mês depois do diagnóstico, Jaxson iniciou tratamentos de quimioterapia e desde então o tumor já reduziu cerca de um terço do tamanho.

"Depois da quimioterapia ele costuma ficar prostrado. Não quer fazer nada. Mas depois de alguns dias volta ao normal e fica feliz. A sua vista está bem. Embora não consigam fazer um teste de visão apropriado, já concluíram que ele perdeu um pouco da visão periférica. Mas está a correr tudo bem e temos muito orgulho nele", comentou ainda o pai.

O retinoblastoma é um tumor maligno desenvolvido a partir dos retinoblastos que são células precursoras dos fotorreceptores da retina. É causado por uma mutação na proteína Rb e ocorre na maior parte dos casos em crianças. Representa 3% dos tumores em menores de quinze anos e afeta cerca de quatro em cada um milhão de crianças.

17 sintomas de cancro que os portugueses ignoram