A promoção deste ONCOFórum, totalmente dedicado às questões da Oncologia, visa criar um espaço que permita uma partilha de ideias e sugestões entre pessoas conhecedoras e interessadas no tema, e que de forma plural e aberta ajudem a reflectir sobre as estratégias de política global para enfrentar a problemática do diagnóstico e tratamento do cancro.

Coincidindo com o redesenho da rede de referenciação colocado à discussão pelo Alto Comissariado e a concretizar por cada região de saúde, é em nome do cidadão e do respeito pela sua dignidade que as instituições que são intervenientes neste tipo de patologia, têm o dever de coordenar rigorosamente as suas acções e capacidades, poupando o doente oncológico, fragilizado, e os seus familiares, perturbados, à penosa tarefa de circular entre as instituições sem a orientação correcta e as informações adequadas e atempadas.

A questão premente é quem deve ser a referência em Portugal, em cada região, para tratar nas melhores condições as pessoas com neoplasias malignas.

Mas o tema não se esgota no tratamento. Pela amplitude e gravidade do problema em termos de saúde pública, importa abordar aspectos que vão desde a educação e promoção da saúde, passando pelos programas de rastreio, diagnóstico, reabilitação e continuidade de cuidados em diferentes localizações geográficas e por múltiplos profissionais adequando-os às necessidades.

A facilidade de utilização, a eficiência do sistema e os novos actores que actualmente operam no sector da saúde, no campo da oncologia, a articulação entre os vários níveis de prestação de cuidados de saúde, são assuntos a não esquecer.

O que motiva esta iniciativa é obter uma melhoria na qualidade dos actos prestados no nosso país e um aumento do grau de satisfação dos doentes pela assistência recebida.

Este ONCOFórum, contará com a presença de diversos profissionais da área oncológica quer na vertente clínica, quer na vertente de gestão, com especialistas e convidados internacionais reputados, e terá abertas as portas à voz dos pacientes e dos cidadãos.

O ONCOFórum erá lugar na tarde de 7 de Outubro em sessões de trabalho a decorrer em paralelo e na manhã de 8 de Outubro, em plenário.

Abertura
Jorge Soares (Fundação Calouste Gulbenkian)
João Gamelas (Associação Portuguesa de Engenharia e Gestão da Saúde)

Convidada
Ana Jorge (Ministra da Saúde de Portugal)

Fundação Calouste Gulbenkian
Auditórios e Zona de Congressos
Av. de Berna, 45A | 1067-001 Lisboa
Telf: 21 782 3000 Fax: 21 782 3021 info@gulbenkian.pt
De segunda a sexta-feira das 9h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30

Transportes públicos:
Metro: S. Sebastião (linhas Azul e Vermelha)
Autocarros: 16, 718, 726, 742, 746, 56

Consullte aqui o programa do ONCOFórum

2010-10-06

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.