A definição abdominal é uma técnica de lipoescultura que pretende destacar e definir a musculatura abdominal de modo a permitir uma aparência mais saudável e atlética.

A crescente procura por este tipo de tratamento não tem somente uma motivação estética e de bem-estar, mas também de saúde. A gordura produz hormonas como a leptina que, em algumas situações, é responsável pelo aumento de apetite, gerando mais acumulação de gordura.

Ao eliminar essa gordura localizada através da definição abdominal, é retirada a influência hormonal, levando à perda de peso quando aliada à adoção de uma dieta mais saudável. Em países como a Alemanha, por exemplo, a lipoescultura é indicada como parte do tratamento de pacientes com obesidade precisamente pela promoção da perda da influência hormonal.

Em Portugal, existem alguns tratamentos minimamente invasivos de definição abdominal, como o BodyTite.

O que é o BodyTite?

O Bodytite consiste num manípulo com uma cânula muito fina que entra na camada subcutânea, emitindo radiofrequência bipolar de dentro para fora e aquecendo os tecidos internos a temperaturas que chegam aos 70 graus.

Com isso, é possível promover a retração da pele, que se intensifica ao longo dos meses seguintes, e estimular o colagénio, levando à definição abdominal.

Antes e depois

Como é feita a intervenção?

Habitualmente, estas são intervenções realizadas em bloco operatório com anestesia local, sendo que a recuperação é relativamente rápida, de dois a três dias, recomendando-se o uso de cinta elástica, a ingestão de líquidos e sessões de drenagem linfática. Quanto a cicatrizes, são mínimas, preferencialmente colocadas em locais pouco visíveis.

Além de motivações de saúde, a definição abdominal é um tipo de tratamento indicado para pacientes que cuidam da alimentação e praticam exercício físico, mas que mesmo assim têm gorduras localizadas e um leve grau de flacidez cutânea.

Após a intervenção, para um bom resultado final, é importante manter o estilo de vida saudável, de modo a evitar o aumento de peso e o regresso da gordura localizada às zonas tratadas.

Um artigo do médico e cirurgião plástico Christopher Johnsson, da Clínica da Beloura.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.