“Infelizmente, nas últimas 24 horas perdemos 221 dos nossos compatriotas devido à doença covid-19, o número de mortos atinge agora os 12.305″, declarou Sima Sadat Lari, porta-voz do Ministério da Saúde, durante a conferência de imprensa diária transmitida pela televisão.

A República Islâmica, que anunciou os seus primeiros casos do vírus SARS-CoV-2 a 19 de fevereiro, é de longe o país mais afetado do Médio Oriente.

“O número de (novos) doentes identificados (desde quarta-feira) é de 2.079″, indicou a porta-voz. O total de infetados no Irão passa assim para os 250.458.

Face ao recrudescimento da doença, as autoridades tornaram obrigatório o uso de máscara em locais públicos cobertos e consideram impor novas restrições nas províncias mais afetadas pela pandemia.

Conter o coronavírus “requer a vossa ajuda, caro povo, ouvindo os nossos conselhos”, disse Lari, renovando o seu habitual apelo ao uso de máscara e ao respeito pelo distanciamento social.

A pandemia de covid-19, transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro em Wuhan (China), já provocou mais de 549 mil mortos e infetou mais de 12 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo um balanço da agência France Presse.