O Serviço de Medicina Física e Reabilitação do Hospital de Santo André (HSA) vai iniciar, durante o próximo mês de Julho, a nova Consulta de Reeducação do Pavimento Pélvico, com o objectivo de tratar algumas formas de incontinência urinária de homens e mulheres. Esta consulta, coordenada por Lília Martins, coordenadora do Serviço, colocará em prática um conjunto de técnicas de reabilitação e decorrerá mensalmente, a cada terceira sexta-feira do mês.

«A incontinência urinária feminina é uma situação clínica muito frequente, durante anos considerada como um tema tabu, mas que, em Portugal, nos últimos 10 anos passou a ter uma orientação terapêutica na área da reabilitação», explica Lília Martins. Com o objectivo de colmatar as necessidades crescentes nesta área, as técnicas de tratamento terapêutico passam pela estimulação eléctrica, o reforço muscular e o biofeedback (o HSA adquiriu recentemente um aparelho para esta técnica).

Esta consulta é indicada para as pacientes que sofram de incontinência urinária do pós-parto, triada na consulta de revisão pós-parto, realizada às oito semanas depois do parto, de incontinência urinária feminina de esforço em qualquer idade e também para a incontinência masculina após prostatectomia parcial, ainda que com menos hipótese de sucesso no tratamento.

A coordenadora do Serviço de Medicina Física e Reabilitação explica que o êxito destes processos depende, em grande medida, de certos factores comportamentais, como «o conhecimento da sua patologia e anatomia, a tomada de consciência da repercussão da incontinência urinária na qualidade de vida, bem como a elaboração de um registo diário do número de micções por dia, bem como das perdas», destacando ainda «a importância da relação do doente com o terapeuta».

Os bons resultados no tratamento desta patologia dependem também de uma triagem correcta e eficiente, habitualmente realizada pelo Serviço de Ginecologia e Obstetrícia, que após uma avaliação do problema da utente, encaminha as doentes para o Serviço de Medicina Física e Reabilitação. A complementaridade entre estes dois serviços é, assim essencial, nomeadamente com a Consulta de Ginecologia Urológica, específica na área da incontinência urinária feminina, que efectua já o tratamento através de técnicas de cirurgia minimamente invasivas.

A Reeducação do Pavimento Pélvico foi introduzida há várias décadas nos Estados Unidos da América, tendo sido introduzida em França em 1981. Portugal segue esta área com maior destaque desde o início dos anos 2000, tendo vindo a progredir no que toca ao seu desenvolvimento, demonstrável através dos trabalhos já existentes sobre a patologia da incontinência urinária, elaborados por profissionais da área.

Esta nova Consulta surge no âmbito da crescente e continuada aposta do HSA na melhoria dos cuidados prestados aos seus utentes. O Hospital de Santo André afirma-se assim, cada vez mais, como entidade de referência na região e no País, oferecendo aos seus doentes melhores cuidados de Saúde, com mais conforto e segurança, e incrementando a sua capacidade de se diferenciar, criando novos serviços e modernizando aqueles que já estão em funcionamento, e adquirindo novos equipamentos.

06 de junho de 2011

Fonte: Lusa/SAPO

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.